Blitz

Morreu Lamont Dozier, autor de êxitos das Supremes ou Phil Collins e um dos ‘arquitetos’ do som da Motown

Lamont Dozier em 2015
Lamont Dozier em 2015
Getty

Membro da 'equipa' Holland-Dozier-Holland, que produziu numerosos êxitos para artistas da Motown, Lamont Dozier trabalhou também, nos anos 80, com Phil Collins ou Simply Red

Morreu Lamont Dozier, músico, compositor e produtor que integrou a 'equipa' Holland-Dozier-Holland e é considerado um dos obreiros do som da editora Motown. Tinha 81 anos.

Ao longo da sua longa carreira, o norte-americano foi autor de numerosos êxitos interpretados pelos Isley Brothers, The Supremes, The Four Tops ou Martha and the Vandellas, ajudando a escrever e e produzir 14 canções que chegaram ao número 1 do top norte-americano de vendas e quatro que alcançaram o topo da tabela britânica.

A par de Brian Holland, Lamont Dozier tratava sobretudo da produção e dos arranjos dos temas, enquanto Eddie Holland se encarregava da produção das vozes e da escrita das letras.

Estes foram alguns dos maiores êxitos compostos pela equipa Holland-Dozier-Holland:

Nos anos 80, Lamont Dozier ajudou também Phil Collins a escrever 'Two Hearts', para a banda-sonora do filme "Buster" ("A Grande Golpada"); ofereceu 'Invisible' a Alison Moyet e escreveu 'Infidelity' e 'Suffer' com Mick Hucknall, dos Simply Red, para o segundo álbum da banda, com quem voltaria a trabalhar no terceiro disco.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas