Blitz

NOS Alive: quer uma 'sunset party' melhor do que todas as outras? Fale com os Jungle

A banda de eletrónica inglesa voltou a provar que não sabe dar maus concertos no regresso ao festival onde conheceu batismo nacional. Em palco, o habitual 'rolo compressor' de soul/funk dançável apropriado para o calor de Algés. O público respondeu a preceito

NOS Alive: quer uma 'sunset party' melhor do que todas as outras? Fale com os Jungle

Rita Carmo

Fotojornalista

Não se pode dizer que cada concerto dos britânicos Jungle traga novidades significativas em relação ao anterior. O que não é necessariamente problemático quando o septeto londrino não falha num aspeto essencial: a música que apresenta ao vivo, não variando substancialmente daquela que conhecemos dos três discos que já lançou, é expansiva, indisfarçavelmente dançável e com uma franca capacidade de cativar o público. Tanto ao fim da tarde (como hoje em Algés) ou noite dentro (como há quatro anos em Paredes de Coura).

O historial dos Jungle nos palcos portugueses já vai longo, sendo este o sexto concerto que o grupo liderado por Josh Lloyd-Watson e Tom McFarland dá em Portugal - o primeiro, curiosamente, neste mesmo Passeio Marítimo de Algés, em 2014, ano em que o grupo lançou o álbum de estreia.

Um dos 'segredos' do sucesso do combo britânico é, não se estranhe, a repetição. A matriz neo-soul/electro-funk/neo-soul é mantida em canções como 'Keep Moving', 'The Heat' ou 'Busy Earnin', parecendo por vezes que a música dos Jungle é uma só, propulsionada por um baixo funcional, uma rítmica sublinhada (bateria e percussão) e o duo de teclados capaz de colorir a panóplia sonora (onde também entra, a dada altura, a flauta transversal). Aqui e ali, viajamos para uma certa acidez do arranque dos anos 90 britânicos (Bristol), mais adiante a piscadela de olho ao disco-sound é evidente ('Casio', com o 'snippet' de 'Stayin' Alive', dos Bee Gees; a nova 'Good Times', que tem um título convenientemente pilhado ao sucesso dos Chic) e até há psicadelismo pontual ('Fire').

Bem dispostos e vestidos para o verão português, os Jungle levarao ao NOS Alive uma 'sunset party' requintada. Diga-se, sem rodeios: são bons nisso.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lguerra@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate