Blitz

Rock in Rio Lisboa: a bola, a namorada e o irmão. David Carreira jogou em casa e em família

Ao segundo dia, o palco principal do festival do Parque da Bela Vista abriu com um espetáculo recheado de coreografias, convidados e frases feitas (nas canções e fora delas) de David Carreira, que serviu exatamente aquilo que o público, maioritariamente adolescente, esperava dele: pura diversão

Rock in Rio Lisboa: a bola, a namorada e o irmão. David Carreira jogou em casa e em família

Rita Carmo

Fotojornalista

Era expectável que assim fosse e confirmou-se: ao segundo dia, a faixa etária do público do Rock in Rio Lisboa caiu a pique. Um batalhão de adolescentes concentrou-se frente ao Palco Mundo para receber o espetáculo de David Carreira, que trouxe consigo todos os argumentos que o transformaram, na última década, num ídolo adolescente. Até que idade pensa divertir-se? Não sabemos, mas a receita pop inconsequente, assente em lugares-comuns e pronta a seguir ao sabor das últimas modas continua a funcionar entre aqueles que cresceram, e continuam a crescer, com ele. Do alto dos seus 30 anos, o cantor e ator, sabe exatamente aquilo que tem para oferecer. E mesmo que a sua voz não seja o seu ponto mais forte, trabalha-a de forma a que tudo funcione na perfeição.

Acompanhado por uma banda competente e rodeado de bailarinos munidos de coreografias arrancadas do livro de estilo das boy band dos anos 90 (e algumas dancinhas do Tik Tok pelo meio para trazer alguma atualidade), Carreira começou com ‘Primeira Dama’, êxito de 2015 que arrancou, automaticamente, muitos suspiros entre a plateia, maioritariamente feminina. O que se seguiu foi um desfile de convidados – nem a namorada, a atriz Carolina Carvalho, escapou, tendo subido ao palco para dançar e dar aquele toque romântico a uma dançável, e bem recente, ‘BabyBoo’ – e de canções orelhudas, que tanto giram para o lado do reggaeton (‘O Problema É Que Ela É Linda’, com MC Zuka e Deejay Telio) ora pendem para as baladas românticas com títulos tão genéricos quanto ‘És Só Tu’ ou ‘Cuido de Você’.

O jeito de galã adolescente, apesar de confessar, a dada altura, que está “a ficar velho” ajuda a seduzir um público que não se cansa de lhe transmitir todo o seu amor, especialmente quando Carreira puxa para o lado mais sexual, num bastante direto ‘Minha Cama’, ou recua até ao seu primeiro single, ‘Esta Noite’, repetido no final, para encerrar a atuação. O cantor não se despede, contudo, sem antes mostrar os seus dotes de futebolista em ‘Vamos Com Tudo’, brindar a plateia com um medley funk que junta êxitos como ‘Dançarina’ ou ‘No Chão Novinha’, chamar o irmão Mickael para, em dueto, cantarem ‘Señorita’ e apresentar o novo single, com o brasileiro Kevin O Chris, ‘O Plano’.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MRVieira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate