Blitz

Festival da Eurovisão não será na Ucrânia

Kalush Orchestra, vencedores do Festival da Eurovisão em 2022
Kalush Orchestra, vencedores do Festival da Eurovisão em 2022
Getty Images

Vencedora do Festival da Eurovisão em 2022, a Ucrânia não irá receber o certame no próximo ano, comunica a União Europeia de Radiodifusão

A Ucrânia não vai receber o Festival da Eurovisão em 2023, anunciou a União Europeia de Radiodifusão.

"Após a vitória no Festival Eurovisão em maio, a EBU/UER procurou opções para organizar o concurso do próximo ano com a estação de televisão pública da Ucrânia. Tornou-se uma tradição que o vencedor da Eurovisão seja o anfitrião da competição do ano seguinte, mas tendo em conta a guerra em curso desde a invasão russa do país vencedor deste ano, a EBU/UER realizou uma avaliação completa e um estudo de viabilidade, incluindo questões de segurança", pode ler-se em comunicado tornado público esta sexta-feira.

"Na sequência de uma análise objetiva, o Grupo de Referência, conselho diretivo do Festival da Eurovisão, concluiu com profundo pesar que, verificando-se as atuais circunstâncias, as garantias de segurança exigidas para uma emissora acolher, organizar e produzir o Festival da Eurovisão não podem ser preenchidas", prossegue.

A organização do certame vai agora encetar conversações com a BBC, enquanto vice-campeã do concurso em 2022, para poder realizar o Festival da Eurovisão 2023 no Reino Unido.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate