4 junho 2022 19:37

Dua Lipa, 26 anos. Quase cinco anos depois da estreia em Portugal, no festival Sudoeste, chegam os primeiros concertos em nome próprio
Quase cinco anos depois da estreia em Portugal, no festival Sudoeste, chegam os primeiros concertos em nome próprio em Braga e Lisboa. Quem é Dua Lipa, a nova namoradinha da pop?
4 junho 2022 19:37
Poderia até pensar-se que Dua Lipa é um nome artístico memorável, mas, de facto, é esse o verdadeiro nome de uma das maiores estrelas pop do momento, que regressa agora a Portugal para atuar em Braga e Lisboa. Apesar de ter nascido em Londres, a artista de 26 anos, que o mundo abraçou com êxitos como ‘New Rules’, ‘One Kiss’ ou ‘Don’t Start Now’, é filha de pais albaneses, oriundos do Kosovo, e tem ascendência bósnia, da parte da mãe. A ligação à música, contudo, chegou-lhe através do pai, que foi vocalista e guitarrista da banda de rock kosovar Oda e a apresentou a artistas como David Bowie, Sting ou Stereophonics quando era ainda uma criança. “Os primeiros álbuns pelos quais me apaixonei foram ‘Whoa, Nelly!’, da Nelly Furtado, e ‘Missundaztood’, de Pink, quando tinha à volta de seis anos”, revelou, contudo, Lipa numa entrevista ao site HungerTV, em 2016, “sempre quis ser como elas quando era miúda! Faziam música pop, mas com uma atitude mais radical. E não tinham receio de dizer o que pensavam”. Começou a cantar muito pequena e rapidamente ingressou numa escola onde recebeu lições de voz, mas foi quando se mudou com a família para o Kosovo, aos 13 anos, que chegou à conclusão que queria levar a música mais a sério. Apercebendo-se de que nunca teria as mesmas oportunidades no país dos pais, resolveu regressar a Londres, sozinha, com apenas 15 anos, e enquanto fazia alguns trabalhos como modelo começou a partilhar versões de canções de artistas como Christina Aguilera, Joss Stone ou Destiny’s Child na plataforma de vídeos YouTube. Depois de gravar as primeiras maquetas de temas originais, acabou por chamar à atenção da editora multinacional Warner Music, com a qual assinaria um contrato que vigora até hoje, e começou, então, a construir um percurso que nos anos seguintes a levaria à aclamação global.
O single de estreia de Dua Lipa, ‘New Love’, escrito em parceria com Emile Haynie (colaborador assíduo de Lana Del Rey) e Andrew Wyatt (vocalista dos Miike Snow), não teve certamente o impacto esperado quer pela artista quer pela editora, mas ao lado de ‘Be The One’, divulgado poucos meses depois, tornou-se suficiente para lhe valer uma inclusão na lista de apostas da BBC para o ano de 2016. Se na Europa Lipa foi construindo uma base séria de seguidores com canções como ‘Hotter Than Hell’, ‘Blow Your Mind (Mwah)’ ou, especialmente, o dueto ‘No Lie’ com Sean Paul e ‘Scared to Be Lonely’, em parceria com o DJ e produtor holandês Martin Garrix, a sua carreira só se tornou global em 2017, com o êxito viral ‘New Rules’. Foi, de resto, com essa mesma canção, um hino de fim de relação que apela ao empoderamento feminino e seria incluído no disco homónimo de estreia, que a artista se tornou uma sensação no YouTube: “Sinto que ainda ontem estava a partilhar os meus vídeos com versões e ter-vos agora a cantar a minha canção é tudo para mim”, agradeceu Lipa na altura. Ainda esse sucesso estava bem presente, de ambos os lados do Atlântico, e já a cantora juntava a sua voz às eletrónicas de Calvin Harris para mais um hino planetário. ‘One Kiss’ acabaria por mantê-la bem presente enquanto começava já a preparar um segundo álbum.