Os Rolling Stones de Mick Jagger e Keith Richards há muito que destruíram o mito do “sexo e drogas” que durante décadas presidiu à liturgia do rock‘n’roll. A digressão Sixty Tour tem início no Estádio Wanda Metropolitano de Madrid, habitualmente palco dos jogos de futebol do Atlético de Madrid, esta quarta-feira (1 de junho) mas os velhos mitos caíram por terra. Em declarações ao jornal sensacionalista britânico “Sun”, fonte próxima da banda declarou que há muitos anos que não se avistam groupies ou drogas nos bastidores. Pelo contrário, há salas para a prática de ioga, um ginásio totalmente equipado que o vocalista utiliza acompanhado pelo seu personal trainer e uma “sala de afinação” onde Keith Richards e Ron Wood aquecem as suas guitarras antes de entrarem em palco. É frequente Mick Jagger juntar-se ao duo nos momentos que precedem o início do espetáculo.
Esta digressão já não conta com Charlie Watts, que faleceu em agosto do ano passado, aos 81 anos, sendo substituído por Steve Jordan. Porém, o histórico baterista dos Stones – que terá deixado uma herança de 30 milhões de libras esterlinas à família (cerca de 35 milhões de euros), segundo o “Financial Times” – será recordado numa sentida homenagem: imagens suas passarão num ecrã gigante enquanto a banda lhe presta tributo. Em entrevista ao “Times” Mick Jagger confessou que se lembra de Charlie Watts inúmeras vezes: “não só durante os ensaios ou quando estamos em palco mas em muitas outras ocasiões. Sei que lhe teria ligado a noite passada para falar do jogo do Arsenal porque ele era fã do Tottenham e eu sou do Arsenal. Sinto falta dele como músico e como amigo”, disse.
A banda aterrou em Espanha a 26 de maio, quase uma semana antes do espetáculo inaugural da digressão Sixty – assim denominado por se celebrarem 60 anos desde o primeiro concerto dos Rolling Stones. Desde então Mick Jagger, Keith Richards (ambos com 78 anos de idade) e Ron Wood passearam pelas ruas de Madrid, deixando-se fotografar com fãs espanhóis e turistas. Mick Jagger não se coibiu de visitar o Museu Rainha Sofia esta terça-feira, dia anterior ao concerto, tendo o museu encerrado para que o cantor pudesse apreciar as obras de arte de maneira sossegada, segundo o diário “El País”. Deixou registo nas redes sociais de alguns dos momentos, quando descarregou, por exemplo, uma foto sua junto de "Guernica", de Pablo Picasso, aquele que provavelmente é o quadro mais famoso do museu, no Instagram.
No Twitter, onde conta com mais de 2,4 milhões de seguidores, Mick Jagger anunciou que estava “desfrutando muito de tudo o que Madrid tem para oferecer. Desde anjos caídos ao flamenco”. A legenda era mais que apropriada para a imagem em que Jagger se retratou junto da famosa estátua de um Anjo Caído que se encontra no jardim do Retiro. Ainda assim, em fundo não se conseguia ouvir “Sympathy for the Devil”, um dos êxitos da sua carreira que há muito não é dispensado dos alinhamentos dos concertos dos Rolling Stones. Imagens de um bar, de atuações com flamenco na rua e da sua filha Georgia May Jagger também se encontram entre os conteúdos que Mick Jagger deixou nas redes sociais na estreia da digressão. Nos dias anteriores, a imprensa reportou jantares em restaurantes especializadas em tortilhas, como o Las Tortillas de Gabino, já acompanhado de guarda-costas.
Keith Richards também não se escondeu durante os dias que antecedem o primeiro concerto da digressão. Esteve no estádio onde vai tocar esta quarta-feira e frequentou mercados de rua, deixando igualmente registo nas redes sociais.
Já Ron Wood, que completa 75 anos no preciso dia em que tem início esta digressão, também esteve no estádio, acompanhado das filhas gémeas que, curiosidade, perfizeram seis anos neste mesmo dia 1 de junho.
De resto, da comitiva dos Rolling Stones fazem parte inúmeros familiares, como a mulher de Ron Wood, Sally, de 44 anos. Mick Jagger faz-se acompanhar da sua noiva, a bailarina Melanie Hamrick, de 35 anos, e o filho de ambos, Deveraux Octavian Basil, com sete anos. Keith Richards também viajou com Patti Hansen, a famosa ex-modelo que há mais de 40 anos é sua mulher. Uma vida familiar e recatada.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MCadete@impresa.pt