A final do Festival da Eurovisão é hoje, com MARO e Portugal: as 25 canções, os favoritos e como funciona a votação
Eurovisão 2022
Eurovision.tv
Realiza-se este sábado em Turim (Itália) a final do Festival da Eurovisão 2022. Portugal faz-se representar por MARO, com ‘Saudade, Saudade’. Aqui estão todas as canções da noite, pela ordem com que subirão ao palco da arena Palo Olimpico. Também lhe dizemos quem são os favoritos e como se processa a votação
Este sábado, a partir das 20h, tem lugar na arena Palo Olimpica, em Turim, a final da edição de 2022 do Festival da Eurovisão.
Portugal será representado por MARO, com 'Saudade, Saudade', a terceira canção a ser apresentada na gala que elenca 25 canções de 25 países e onde os italianos Maneskin, vencedores do certame no ano passado em Roterdão (Holanda), apresentarão ao vivo o seu mais recente single, 'Supermodel'.
Assista a atuações ao vivo das 25 canções a concurso, tal como apresentadas já na arena de Turim, sendo que 20 foram apuradas em duas semifinais e 5 (Itália, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido) têm entrada direta na final. A ordem é a de entrada em cena:
1. República Checa: We Are Domi – "Lights Off"
2. Roménia: WRS – "Llámame"
3. Portugal: MARO – "saudade, saudade"
4. Finlândia: The Rasmus – "Jezebel"
5. Suíça: Marius Bear – "Boys Do Cry"
6. França: Alvan & Ahez – "Fulenn"
7. Noruega: Subwoolfer – "Give That Wolf A Banana"
8. Arménia: Rosa Linn – "Snap"
9. Itália: Mahmood & Blanco – "Brividi"
10. Espanha: Chanel – "SloMo"
11. Países Baixos: S10 – "De Diepte"
12. Ucrânia: Kalush Orchestra – "Stefania"
13. Alemanha: Malik Harris – "Rockstars"
14. Lituânia: Monika Liu – "Sentimentai"
15. Azerbaijão: Nadir Rustamli – "Fade To Black"
16. Bélgica: Jérémie Makiese – "Miss You"
17. Grécia: Amanda Georgiadi Tenfjord – "Die Together"
18. Islândia: Systur – "Með Hækkandi Sól"
19. Moldávia: Zdob şi Zdub & Advahov Brothers – "Trenulețul"
20. Suécia: Cornelia Jakobs – "Hold Me Closer"
21. Austrália: Sheldon Riley – "Not The Same"
22. Reino Unido: Sam Ryder – SPACE MAN
23. Polónia: Ochman – "River"
24. Sérvia: Konstrakta – "In Corpore Sano"
25. Estónia: Stefan – "Hope"
De acordo com o ranking mantido pelo site Eurovision World, que congrega probabilidades de 17 casas de apostas, a Ucrânia é a principal favorita à vitória, com 59% de probabilidades de vencer. Seguem-se, a larguíssima distância, Reino Unido (10%) e Suécia (10%). O top 5 termina com Itália e Espanha. Depois de várias semanas à beira do top 10, Portugal surge agora na 17ª posição, gerando um favoritismo de menos de 1%. As hipóteses de ficar nos 10 primeiros lugares, segundo este indicador, cifram-se agora em 29%.
Em todos os países participantes, os televotantes e os júris profissionais atribuirão, cada um, 1 a 8, 10 e 12 pontos. Os televotantes podem votar através da app oficial, telefone e/ou SMS.
A janela de votação abre após a última canção ser interpretada e termina 15 minutos depois. Esses votos determinam 50% do resultado; os júris profissionais determinarão os restantes 50% do resultado. O júri, composto por cinco membros (incluindo um presidente) é o mesmo que votou nas semifinais - assistirá ao vivo e classificará todas as canções com base no segundo ensaio geral, o chamado 'jury show'. Essas classificações nacionais serão usadas para determinar a quantidade de pontos alocados. A música classificada em primeiro lugar pelo júri receberá 12 pontos, o país classificado em segundo receberá 10, etc, até ao país classificado em 10º, que receberá 1 ponto.
Após o encerramento da janela de televoto, os resultados dos júris serão apresentados no formato habitual, com os porta-vozes nacionais a anunciarem os votos dos seus países. Após a atribuição de todos os pontos do júri, será somado o total de pontos do televoto para cada país. Esses totais serão então adicionados à tabela geral, começando na parte inferior (os menos votados) e subindo até o cimo (os mais). O país que tiver mais votos neste somatório é declarado vencedor.