Blitz

MARO e Portugal apurados para a final do Festival da Eurovisão

Maro na primeira semifinal do Festival da Eurovisão 2022
Maro na primeira semifinal do Festival da Eurovisão 2022
Sarah Louise Bennett

‘Saudade, Saudade’ está na final de sábado. A canção portuguesa, defendida por MARO, foi uma das 10 canções apuradas na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, esta noite, em Itália. Veja vídeo, fotos da atuação e o resumo da noite

MARO está na final do Festival da Eurovisão. 'Saudade, Saudade', que a artista lisboeta interpretou na primeira semifinal do evento, esta terça-feira, em Turim (Itália), foi uma das 10 canções apuradas entre as 17 a concurso nesta eliminatória, conquistando lugar na gala decisiva do próximo sábado.

A canção portuguesa foi a 10ª a apresentar-se na noite de Turim. Atuando no centro do palco, o sexteto de vozes liderado por MARO (Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas) interpretou de forma segura e sem falhas uma canção que assenta no equilíbrio entre harmonias vocais e o ritmo suave, com aparato visual contido e a palavra 'Saudade' em pano de fundo.

Numa cerimónia que teve os conhecidos Laura Pausini e no britânico Mika entre o trio de apresentadores, o menu competitivo foi variado: pop/funk da Letónia (não apurado), baladas vindas da Suíça e dos Países Baixos (ambos na final), hard rock típico dos anos 80 da Bulgária (de fora), folclore e rock and roll de mãos dadas na Moldávia (que começaram com o grito de guerra dos Ramones, "Hey Ho, Let's Go" e passaram à final) e hip-hop com influências do folclore local da Ucrânia. Os Kalush Orchestra, amplamente favoritos à vitória de acordo com as casas de apostas, foram os mais aplaudidos da noite e terminaram a atuação a agradecer o apoio ao país na sequência da invasão russa, tendo sem surpresas sido uma das 10 nações apuradas para a final.

Houve ainda lugar para as cores jazzy da Lituânia (que terá direito a reprise na final), pop eletrónica da Áustria (sem a mesma sorte) ou folk expansiva da Arménia (classificado), disco sound da Eslovénia (sem sucesso), pop espectral da Islândia ou épica da Grécia e dance-pop descarado da Noruega (trio de apurados). Findo o desfile das canções a concurso, e já com o televoto aberto, destacou-se um medley de homenagem à pop eletrónica italiana, de Giorgio Moroder aos Goblin, de Robert Miles aos Eiffel 65. De forma breve, as canções de França ('Fulenn', dos Alvan & Ahez) e Itália ('Brividi', do duo Mahmood & Blanco), países que fazem parte dos 5 que têm sempre entrada direta na final (sendo Espanha, Reino Unido e Alemanha os restantes), foram apresentadas ao público imediatamente antes das grandes decisões.

Ponderado o televoto e as votações dos júris nacionais, cujos dados só serão revelados após a final de sábado, foram estas as 10 canções apuradas, desvendadas de forma aleatória:

Suíça: "Boys do Cry", Marius Bear
Arménia: "Snap", Rosa Linn
Islândia: "Med Haekkandi Sól", Systur
Lituânia: "Sentimentai", Monika Liu
Portugal: "Saudade, Saudade", MARO
Noruega: "Give That Wolf a Banana", Subwoolfer
Grécia: "Die Together", Amanda Georgiadi Tenfjord
Ucrânia: "Stefania", Kalush Orchestra
Moldávia: "Trenuletul", Zdob si Zdub & Advahov Brothers
Países Baixos: "De Diepte", S10

Os restantes finalistas serão apurados esta quinta-feira na segunda semifinal do certame. Na final de sábado juntam-se França, Alemanha, Espanha e Reino Unido e Itália, os “Big Five”, que têm sempre entrada direta na final.

Atualizado às 22h07 com a lista das canções apuradas para a final do Festival da Eurovisão

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate