Blitz

A homenagem de Nick Cave a Chris Bailey, dos Saints, um dos maiores ídolos da sua juventude. “Eles eram a maior banda da Austrália”

Nick Cave
Nick Cave
Getty Images

Chris Bailey, vocalista dos Saints, banda seminal do punk rock australiano, faleceu no passado fim de semana. A banda tinha em Nick Cave um enorme fã. Veja a foto partilhada por Cave, que o mostra 'anónimo' no público de um concerto dos Saints em Melbourne, há 45 anos, olhando respeitosamente para o seu ídolo

Nick Cave homenageou Chris Bailey, vocalista da banda punk australiana The Saints, falecido este fim de semana.

O líder dos Bad Seeds publicou, no website "Red Hand Files", uma fotografia de Bailey, datada de 1977, com o vocalista dos Saints sentado em palco durante um espetáculo em Melbourne, Austrália, e próprio Cave na plateia, a mirá-lo. "Nesta foto, o Chris já era, talvez, o maior e mais anárquico vocalista rock que a Austrália já produziu", escreveu Cave.

"É impossível exagerar o efeito radical e galvanizador que [os Saints] tiveram na cena de Melbourne. Aquelas performances lendárias mudaram as vidas de muita gente, incluindo a minha. É por isso com uma tristeza enorme que encaro a morte do Chris Bailey".

"Não tenho palavras que meçam, adequadamente, o nosso sentimento de perda coletiva. Posso simplesmente repetir que, na minha opinião, os Saints foram a maior banda da Austrália e o Chris Bailey o meu vocalista preferido", continuou.

Os dois chegaram a colaborar juntos por algumas vezes, com Bailey a emprestar a sua voz ao coro em 'Bring It On', tema de "Nocturama", álbum dos Bad Seeds. Em 2009, os Saints atuaram no festival All Tomorrow's Parties, curado por Nick Cave.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate