Em 2001, os Foo Fighters cancelaram no próprio dia um concerto em Portugal devido a “excessos cometidos pelo baterista Taylor Hawkins”
Taylor Hawkins e Dave Grohl, em 2001, ano em que deveriam ter tocado no festival Ilha do Ermal, em Portugal
Kevin Kane/Getty
O concerto no Festival Ilha do Ermal, em agosto de 2001, teria sido o terceiro dos Foo Fighters em Portugal, mas acabou por ser cancelado no próprio dia devido a indisponibilidade do baterista Taylor Hawkins. Vários anos depois, o músico recordou uma overdose de heroína sofrida imediatamente antes, durante uma viagem a Londres, que o deixou duas semanas em coma
Em agosto de 2001, os Foo Fighters eram uns dos cabeças de cartaz do festival Ilha do Ermal, em Vieira do Minho. Porém, a banda, que já se encontrava, pelo menos parcialmente, em Portugal, não chegou a tocar, devido a "excessos cometidos pelo baterista Taylor Hawkins", pode ler-se na reportagem do jornal BLITZ de 28 de agosto daquele ano. Anos mais tarde, Hawkins revelou ter sofrido em Londres, naquele mês, uma overdose de heroína que o deixou em coma durante duas semanas.
Um ano antes de lançarem "One by One", o álbum de 'All My Life' e 'Times Like These', os Foo Fighters fizeram uma pausa nas gravações para virem até à Europa fazer uma digressão por festivais. A 21 de agosto, deveriam ter tocado no primeiro dia Ilha do Ermal, encimando um cartaz com Feeder, Fear Factory e Xutos & Pontapés (que acabariam por assumir o estatuto de cabeça de cartaz). O concerto ficaria sem efeito, após ser tornado público o internamento de urgência de Taylor Hawkins. E também a digressão seria interrompida.
A notícia no jornal BLITZ de 28 de agosto de 2001
No BLITZ de 28 de agosto de 2001, a primeira edição do jornal após a realização do festival, escrevia-se que o boato do cancelamento já corria "nos bastidores", pois estava a ser "divulgada durante o dia anterior em variados sítios da internet."
O comunicado oficial acabou por ser feito aos jornalistas: "sem apresentar uma razão oficial, o grupo liderado por Dave Grohl tinha cancelado não só a atuação no Festival da Ilha do Ermal mas também todos os próximos concertos na sua digressão europeia. A justificação encontrada, e mais tarde confirmada pela própria banda, estava ligada a excessos cometidos pelo baterista Taylor Hawkins, depois da prestação da banda, no fim de semana [anterior], no Festival V2001, em Inglaterra".
Os Foo Fighters tinham tocado naquele festival inglês imediatamente antes de viajarem para Portugal, a 18 e 19 de agosto. Na mesma notícia, escrevia o BLITZ, "o estado de saúde do baterista acabou por não lhe permitir nem o encontro com o grupo nem a atuação no Ermal".
Vários anos depois, em entrevista à rádio online Beats 1, o músico revelaria que uma overdose de heroína sofrida "numa viagem a Londres", em agosto de 2001, o levou a um estado de coma que durou duas semanas. "Eu andava sempre na farra. Não era toxicodependente, mas andava sempre na farra", recordou.
Taylor Hawkins morreu na passada sexta-feira, 25 de março, aos 50 anos. A causa da sua morte está a ser investigada.