Blitz

Morreu Armando Gama

Armando Gama
Armando Gama

O artista tinha 67 anos

O músico português Armando Gama morreu esta segunda-feira, aos 67 anos.

A notícia foi dada por Valentina Torres, ex-mulher de Armando Gama. Segundo a antiga locutora da RTP, que viveu 26 anos com Armando Gama, de quem teve dois filhos, o músico faleceu na passada madrugada.

À SIC Notícias, fonte da família revelou que Armando Gama foi vítima de doença prolongada. Estava internado no IPO.

Também Herman José comunicou o óbito na sua página de Facebook. “O querido Armando Gama mudou-se esta noite para palcos mais celestiais. Fica a memória de um impecável colega e de um querido amigo”, escreveu o humorista, partilhando uma atuação do músico no seu programa, “Cá por Casa”.

Em 1983, Armando Gama venceu o Festival da Canção com ‘Esta Balada que te Dou’. O single vendeu 80 mil discos em Portugal e foi editado em 17 países da Europa.

Armando António Capelo Dinis da Gama nasceu a 1 de abril de 1954 em Luanda, Angola. Aos 5 anos tocava harmónica, aos 7 acordeão e aos 14 viola; foi com esta idade que escreveu, também a primeira canção. Em 1970 formou o primeiro conjunto, enquanto estudava piano e solfejo na Academia de Música de Luanda. No ano seguinte gravou o primeiro disco, com o duo Marinho e Gama.

Em 1974, Armando Gama mudou-se para Portugal e em Lisboa começou a contactar músicos e editoras. Em 1976, formou os Tantra, com Manuel Cardoso; a banda gravou um single e um álbum para a Valentim de Carvalho. Dois anos depois, criou o duo Sarabanda, com Chris Kopke, participando no Festival da RTP de 1980 com a canção ‘Made In Portugal’.

Na década de 80, foi arranjador e produtor de Doce, Herman José, Trio Odemira e Dino Meira, entre outros, e editou o primeiro álbum a solo, “Quase Tudo”, onde se encontrava o tema ‘Esta Balada que te Dou’, vencedora em 1983 do XX Festival RTP da Canção, que se realizou no Porto. Armando Gama teve também um duo com Valentina Torres e da sua discografia consta ainda “Export”, de 1981, com os Sarabanda. Neste colaboraram Rui Veloso, Paulo de Carvalho ou Ramón Gallarza. Um dos temas, ‘Coisas Simples’, foi produzido por Tozé Brito. Já ‘You Make Me Feel’ deveu a sua inspiração a John Lennon, assassinado um ano antes.

Armando Gama foi igualmente fundador da banda Canone, em 1981, e voltou a concorrer ao Festival da Canção em 1992, com ‘Se Eu Sonhar’, e em 2009, com ‘Amor Mais que Perfeito’. Com Valentina Torres deu numerosos concertos e gravou os álbuns “Portugal Amor e Mar” (1993), “Cenas do Casamento” (1996) e “Tu Tens Outra” (1998).

Atuou com regularidade no Casino do Estoril, em hotéis e no bar Xafarix, em Lisboa.

Deixa três filhos, dois da relação com Valentina Torres e um de Bárbara Barbosa, com quem iniciou uma relação em 2011. Em 2020, foi acusado por Bárbara Barbosa de violência doméstica.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate