Blitz

Como eram os Måneskin, vencedores do Festival da Eurovisão, antes da fama

Maneskin
Maneskin

Em 2021, venceram inesperadamente o festival da Eurovisão com uma pujante canção rock. Antes da glória, os Måneskin, faziam versões de temas conhecidos e tocavam na rua. Recordamos o vídeo dos seus (ainda mais) verdes anos, sem ‘eyeliner’ nem fatiotas extravagantes

Deram que falar na Eurovisão mesmo antes de se sagrarem vencedores da edição deste ano, com a canção ‘Zitti i Buoni’. Os italianos Maneskin têm sido badalados pelo seu visual extravagante, devedor do glam rock, e da sonoridade assente em guitarras que levaram a um certame que habitualmente é dominado pela pop. Depois da vitória, no passado sábado, em Roterdão, seguiu-se ainda a polémica sobre se Damiano David, vocalista da banda, de apenas 22 anos, estaria ou não a inalar algo da mesa quando foi visto a debruçar-se sobre a mesma (o teste que aceitou fazer despistou essas suspeitas).

Mas quem eram os Maneskin antes da Eurovisão? Criado há cinco anos na capital de Itália, Roma, o quarteto começou por dar nas vistas em 2017, quando ficou em segundo lugar na edição italiana do concurso de talentos “X Factor”, no qual fez versões de ‘Take Me Out’, dos Franz Ferdinand, ou ‘Somebody Told Me’, dos Killers.

Seguiram-se dois álbuns – “Ill Ballo della Vitta”, de 2018, e “Teatro d’Ira: Vol. 1”, de 2021, que obtiveram sucesso em Itália.

Antes disso, os Maneskin eram quatro amigos do liceu à procura da sua sorte, ensaiando no quarto e tocando nas ruas de Roma. Veja aqui algumas imagens desse tempo do grupo cujo nome quer dizer “luar” em dinamarquês (a baixista Victoria de Angelis é de origem dinamarquesa).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate