Expresso 50 anos

O que é imparcialidade? O que é multimédia? Vai haver bolo? O Expressinho respondeu em Castelo Branco

O que é imparcialidade? O que é multimédia? Vai haver bolo? O Expressinho respondeu em Castelo Branco
José Fernandes

A sala de leitura da Biblioteca de Castelo Branco recebeu sete turmas do quinto ano de escolas da região para conhecer a história do Expresso e do jornalismo contada pelo Expressinho. Uma manhã recheada de perguntas e respostas.

Marina Almeida

Há leitores de jornais, em papel, nesta sala cheia, onde no teto se lê Sophia e nas paredes o Principezinho. O Expressinho, suplemento juvenil do Expresso, veio a Castelo Branco contar histórias. A história dos 50 anos do jornal, a história da democracia em Portugal, a história das notícias. “Sem o jornalismo não sabíamos nada”, diz Laura Monteiro, da Escola Cidade de Castelo Branco, no final da sessão.

Laura foi uma das muitas jovens que levantaram o braço, interpelando Joana Leitão, editora do Expressinho, e Madalena Nunes Diogo, diretora geral da Estrelas & Ouriços, que foram contando algumas das histórias desta manhã.

José Fernandes

A curiosidade sobre os jornalistas e a redação do jornal foram muitas. Um vídeo foi desvendando a rotina da redação, as reuniões de trabalho, os vários momentos de um trabalho de que, até este dia, muitos alunos do 5º ano, só conheciam o resultado final.

O diretor do Expresso participou nas sessões e ouviu muitas dúvidas relacionadas com a fiabilidade da informação. João Vieira Pereira foi dando exemplos, explicando como se deve procurar informação credível e o que fazem os jornalistas. Comparando-os aos espiões, que procuram informação, mas ao contrário dos espiões, "partilham os segredos”.

Leonor Esteves, 10 anos, quer ser jornalista “para as pessoas aprenderem mais o que se passa no mundo.”

José Fernandes

Foram duas sessões participadas, com 170 alunos de sete turmas dos agrupamentos Nuno Álvares (EB Cidade de Castelo Branco), Afonso de Paiva, e José Sanches e São Vicente da Beira.

A curiosidade moveu o ritmo destas conversas.

“O que é multimédia?”

“O diretor é um empreendedor?”

“O que é imparcialidade?”

“Vai haver bolo?”

Não houve bolo, apesar do Expresso fazer 50 anos, mas todos levaram um Expressinho para casa com toda a história do jornal. E o desafio para fazerem a notícia deste encontro e enviarem para expressinho@estrelaseouricos.pt. Seguiram em algazarra, cidade fora.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas