Newsletter Expresso Curto

A herança pesada do mini-SEF, a avaliação dos professores e a vida no Donbas

A herança pesada do mini-SEF, a avaliação dos professores e a vida no Donbas

João Silvestre

Editor Executivo

Bom dia,

Mini-SEF é o nome que temos usado para referir a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF). Mas, na verdade, mini é só o nome porque, com o arranque da nova estrutura, estão a ser transferidos milhares de documentos da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Só processos de expulsão de imigrantes são cerca de 100 mil, alguns com mais de 50 anos. É a notícia que faz a manchete da ediçao do Expresso que esta sexta-feira está nas bancas.

Esta é a primeira página que vai encontrar:

Além do ‘mini-SEF’, há muitas outras notícias nesta edição. Na semana em que a educação esteve em destaque, com as colocações do ensino superior e as alterações na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ficamos a saber que o Governo quer avançar já em setembro com a revisão da avaliação dos professores.

Temos também uma entrevista com José Manuel Moura, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que aponta o dedo à meteorologia, aos incendiários e à falta de prevenção nos incêndios: “Este ano calhou-nos a fava.” Admite, ainda assim, falhas de coordenação no combate.

Incêndios que também entraram em força nas autárquicas quando falta pouco mais de um mês para as eleições. Antes disso, ainda haverá Orçamento do Estado para 2026 que começa a ser conversado com os partidos já na próxima semana.

O Expresso esteve nos territórios do Donbas que Putin reclama para a Rússia. Onze anos depois do início da guerra, os combates continuam e ninguém sabe como tudo irá acabar.

Esta sexta-feira há Eurobasket: Portugal defronta a Sérvia de Nikola Jokic. E amanhã é dia de clássico em Alvalade: o Sporting recebe o FC Porto no primeiro grande embate desta temporada.

O ensaio do caderno Ideias é um exercício matemático sobre a possibilidade de o Chega ganhar 30 câmaras nas eleições autárquicas. André Ventura afirmou-o como objetivo em entrevista televisiva e Fernando Freire de Sousa, economista e professor da Faculdade de Economia do Porto, fez as contas. E a verdade é que, probabalisticamente falando, é possível: há 30 concelhos com alta probabilidade de vitória. Conheça o mapa completo e confira todas os cálculos.

Lisa Cook é um nome relativamente desconhecido para a generalidade das pessoas mas tornou-se ‘famosa’ esta semana por causa de Donald Trump. Cook é governadora da Reserva Federal dos EUA e foi acusada por Trump, que a pretende despedir, de “fraude".

“Os mercados são uma criação da sociedade”. A frase é do jornalista Akshat Rathi que recentemente publicou o livro “Climate Capitalism” onde, entre outras coisas, avisa que o capitalismo pode ser incompatível com preocupações climáticas mas é o único sistema que existe com capacidade para ser reformado.

Se puder espreite também o Inimigo Público e fique a saber como André Ventura protegeu as praias portuguesas da agitação marítimas apenas com um molho de algas.

Lisboa recebeu 63% das casas do Plano de Recuperação e Resiliência que já foram entregues. O tema faz manchete do caderno de Economia desta semana. No total, houve mais de 11 mil famílias beneficiadas pelo programa 1º direito.

O novo modelo elétrico que a Autoeuropa vai produzir e que estará no mercado em 2027 vai dar, pelo menos, mais oito anos de vida à fábrica da Volkswagen em Palmela.

O Multibanco faz 40 anos e é hoje parte integrante do nosso dia a dia. Em 1985 não era assim. Quando nasceu estava em apenas nove agências bancárias.


Outras notícias:

Privados lançam 3600 novas camas para estudantes em Lisboa, Porto e Braga

Marcas de luxo perdem em Bolsa por causa de tarifas de Trump

A revista faz capa com Nikola Jokic, o melhor basquetebolista do mundo, que joga dos Denver Nuggets dos EUA e vai liderar a Sérvia no jogo com Portugal esta sexta-feira.

O mítico concerto de Colónia de Keith Jarrett faz 50 anos. Conheça a história desta obra-prima do jazz.

O Expresso esteve na Síria onde, depois do fim do regime de Bashar al-Assad, há centenas de milhares de pessoas desaparecidas.


Nesta edição pode também encontrar um especial de oito páginas sobre o regresso às aulas: o que esperar do novo ano letivo quando faltam 4700 professores, como vão ser as escolas sem telemóveis, o negócio do material escolar ou as melhores apps de inteligência artificial para estudar.

Pode ainda ler o ensaio “Ainda é difícil sentá-los?” de Pedro Freitas onde o economista da Nova SBE faz o balanço aos 30 anos do Pacto Educativo para o Futuro, apresentado por António Guterres em 1995, e traça os principais desafios do ensino.

Bom fim de semana e boas leituras

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JSilvestre@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate