Portugal tem emprego de qualidade para os jovens? 5 perguntas e respostas para perceber
LEIA AQUI
Há atividades melhores, outras piores. Em geral, os jovens enfrentam precariedade, salários baixos e sobrequalificação, que empurram muitos para o estrangeiro em busca de opções.
Quais são os problemas do mercado de trabalho em Portugal e porque é que não há emprego digno para aquela que é chamada "a geração mais qualificada de sempre"?
1.
Os salários são baixos
Em junho de 2021, 33,9% dos jovens até aos 25 anos recebiam apenas o ordenado mínimo nacional. Este valor caía para 25,8% na faixa etária dos 25 aos 29 e para 23,7% entre os maiores de 30 anos.
2.
"Prémio" salarial por ter formação superior está a descer
Em 2010, um jovem adulto licenciado ganhava no final do mês 95% mais do que que aqueles que tivessem apenas o ensino básico e 59% mais dos que completassem o secundário. Em 2019, esta diferença esbateu-se para 60% e 42% respetivamente.
3.
Somos os mais precários
“Precariedade” é um chavão que há muito aprendemos a associar a discussões sobre o emprego em Portugal. De facto, o elevado peso das “relações contratuais atípicas” continuam a ser uma preocupação na economia nacional e têm uma incidência “alarmente” entre os jovens.
4.
Temos qualificações a mais para os trabalhos que fazemos
Para os jovens portugueses há ainda um outro fator a contribuir para a insatisfação no trabalho: a sobrequalificação. Em 2019, 30,1% dos jovens (25-34 anos) empregados que tinham completado o ensino superior, tinham qualificações a mais para as funções que exerciam.
5.
Futuro do país hipotecado pela atual situação
"A frágil situação no mercado de trabalho compromete a vida pessoal, adia a independência e a formação de família e provoca frustração e doenças mentais”.
Reflete-se ainda em mudanças demográficas (ex. quebra da natalidade), numa menor proteção social (nomeadamente em situação de velhice e desemprego) e em fuga de talento, que contribui para um mercado menos atrativo e dinâmico
LEIA O ARTIGO COMPLETO
TEXTO: CLÁUDIA MONARCA ALMEIDA
FOTOGRAFIA: GETTY
EXPRESSO.PT<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->