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Modelo de IA Gemini da Google vai poder aceder ao histórico de pesquisa

Modelo de IA Gemini da Google vai poder aceder ao histórico de pesquisa
SOPA Images

Assistente virtual será capaz de se referir ao histórico da pesquisa do utilizador para melhor compreender e responder de acordo com as suas preferências

A Google incorporou no seu modelo de inteligência artificial (IA) Gemini uma funcionalidade que permite aceder ao histórico da pesquisa dos utilizadores para lhes fazer recomendações personalizadas, noticiou a agência de notícias espanhola Efe.

Esta é a mais uma atualização do Gemini depois de, no final de janeiro, o modelo de IA chinês DeepSeek ter agitado as bolsas e o mercado tecnológico norte-americano, acelerando o desenvolvimento da tecnologia.

Num comunicado, a Google adiantou que na nova versão do Gemini 2.0 Flash Tinking, que está ainda em fase experimental, o assistente virtual ('chatbot') será capaz de se referir ao histórico da pesquisa do utilizador para melhor compreender e responder de acordo com as suas preferências.

Nos próximos meses, o Gemini vai ligar-se a outras aplicações e serviços Google, como fotos, calendário, notas e YouTube, o que lhe dará uma compreensão mais ampla das atividades e preferências do utilizador.

Quando o utilizador fizer uma pergunta ao Gemini, este irá analisá-la e determinar se o seu histórico de pesquisas pode melhorar a resposta, sendo que para esta função estar ativa o modelo de IA irá pedir permissão ao utilizador antes de se ligar ao seu histórico ou a outra aplicação.

A 5 de março, a Google tinha anunciado o lançamento de um modo de IA no seu motor de busca, um separador, como o das imagens ou das notícias. Esta opção, que é atualmente apenas "uma experiência preliminar" para os subscritores do Google One AI Premium, pode responder a questões mais complexas, de acordo com a empresa.

"Pode perguntar qualquer coisa que tenha em mente e obter uma resposta útil com tecnologia de IA, além da possibilidade de ir mais longe com perguntas complementares e links úteis da web", explicou a gigante tecnológica, em comunicado, na altura, citado pela agência Efe.

Com esta ferramenta, a Google procura competir com o Perplexity ou o ChatGPT Search, que oferecem sistemas de pesquisa semelhantes com IA.

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