Segurança

PJ deteve homem que incitava à morte contra imigrantes brasileiros nas redes sociais

PJ deteve homem que incitava à morte contra imigrantes brasileiros nas redes sociais

Suspeito já era monitorizado pela Judiciária há algum tempo e tinha antecedentes criminais por crimes contra o património

PJ deteve homem que incitava à morte contra imigrantes brasileiros nas redes sociais

Hugo Franco

Jornalista

A PJ deteve um homem que incitava à morte contra imigrantes brasileiros nas redes sociais. O suspeito filmou-se no interior de uma viatura a garantir que pagava "500 euros a cada português que lhe trouxer a cabeça de um brasileiro". Logo após a divulgação do vídeo, há cerca de uma semana, foi despedido de uma padaria onde trabalhava em Aveiro.

Agora, a Judiciária revela que através da Diretoria do Norte, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP de Santa Maria da Feira, deteve, fora de flagrante delito, este homem de 56 anos.

As autoridades confirmam que nessas publicações no Instagram o detido surge a oferecer dinheiro a "quem atentar, de forma bárbara, contra a vida de determinados cidadãos estrangeiros", assim" afetando gravemente o sentimento de tranquilidade e de segurança na comunidade que, movidos por crescente onda de indignação e repulsa, replicaram denúncias junto das autoridades".

Segundo a PJ, a divulgação do referido vídeo "tornou-se viral, mobilizando a opinião pública, nos seus vários quadrantes, provocando forte alarme social". E garantindo que já se encontrava a investigar o suspeito antes de receber as denúncias, tendo estas apenas imagens "corroborado a gravidade da conduta do suspeito".

O detido, com antecedentes policiais por crimes contra o património, vai ser presente à autoridade judiciária para interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate