A PSP registou 297 casos de violência doméstica em todo o país na última semana, entre 23 e 29 de agosto, tendo sido detidos cinco suspeitos, segundo o balanço da atividade operacional divulgado pela polícia.
O número de ocorrências de violência doméstica é mais do dobro dos incidentes registados por falta de seguro de responsabilidade civil (143) e por falta de inspeção periódica (130), o triplo das ocorrências de condução sob influência de álcool (99) e mais de cinco vezes o número de ocorrências por falta de cinto de segurança (58), segundo a análise aos dados pela Renascença.
Este dado é sublinhado no balanço da atividade operacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) entre 23 e 29 de agosto, semana em que um caso de violência doméstica em Machico, na Madeira, ganhou destaque nacional após a divulgação das imagens de agressões captadas por câmaras de vigilância. O suspeito, de 35 anos, foi detido e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial.
As imagens, gravadas na presença do filho de nove anos, circularam amplamente nas redes sociais. A secretária regional da Inclusão, Juventude e Trabalho, Paula Margarido, manifestou-se “profundamente chocada” com o caso, assegurando que estavam a ser adotadas “todas as diligências necessárias para garantir a proteção e o acompanhamento da vítima e do respetivo agregado familiar”.
No mesmo balanço, a PSP destaca ainda 251 detenções por crimes rodoviários, 42 por crimes contra a propriedade (furtos, roubos e burlas), 11 por imigração ilegal e 49 por tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas 5 150 doses de droga.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt