Segurança

PSP regista quase 300 casos de violência doméstica numa semana

PSP regista quase 300 casos de violência doméstica numa semana

Os valores divulgados pela PSP apontam para uma média de 42 casos de violência doméstica por dia, que superam de longe o número de ocorrências por crimes rodoviários - embora com menos detidos

A PSP registou 297 casos de violência doméstica em todo o país na última semana, entre 23 e 29 de agosto, tendo sido detidos cinco suspeitos, segundo o balanço da atividade operacional divulgado pela polícia.

O número de ocorrências de violência doméstica é mais do dobro dos incidentes registados por falta de seguro de responsabilidade civil (143) e por falta de inspeção periódica (130), o triplo das ocorrências de condução sob influência de álcool (99) e mais de cinco vezes o número de ocorrências por falta de cinto de segurança (58), segundo a análise aos dados pela Renascença.

Este dado é sublinhado no balanço da atividade operacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) entre 23 e 29 de agosto, semana em que um caso de violência doméstica em Machico, na Madeira, ganhou destaque nacional após a divulgação das imagens de agressões captadas por câmaras de vigilância. O suspeito, de 35 anos, foi detido e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial.

As imagens, gravadas na presença do filho de nove anos, circularam amplamente nas redes sociais. A secretária regional da Inclusão, Juventude e Trabalho, Paula Margarido, manifestou-se “profundamente chocada” com o caso, assegurando que estavam a ser adotadas “todas as diligências necessárias para garantir a proteção e o acompanhamento da vítima e do respetivo agregado familiar”.

No mesmo balanço, a PSP destaca ainda 251 detenções por crimes rodoviários, 42 por crimes contra a propriedade (furtos, roubos e burlas), 11 por imigração ilegal e 49 por tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas 5 150 doses de droga.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate