Segurança

Quatro processos disciplinares por discriminação instaurados contra agentes da PSP em 2024

Quatro processos disciplinares por discriminação instaurados contra agentes da PSP em 2024
José Fonseca Fernandes

Os dados constam do relatório anual de prevenção de manifestações de discriminação nas forças de segurança e são noticiados pelo "Público"

A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) instaurou no ano passado quatro processos disciplinares por discriminação a polícias da PSP. A estes somam-se três denúncias contra militares da GNR por possíveis comportamentos xenófobos e discriminatórios (uma das quais já foi arquivada após averiguação interna).

Os dados constam do relatório anual de prevenção de manifestações de discriminação nas forças de segurança e são noticiados esta terça-feira pelo jornal "Público".

Em causa estão manifestações discriminatórias, nomeadamente comportamentos racistas, o que engloba publicações nas redes sociais e perpetração de crimes contra a identidade cultural e integridade pessoal.

Na última década, a PSP instaurou 44 processos disciplinares aos seus agentes por xenofobia e discriminação étnico-racial. Destes, a maioria (30) foram arquivados, revelou o diretor nacional desta força policial no Parlamento em fevereiro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: calmeida@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate