Exclusivo

Segurança

Lisboa: Moedas deu ordens para a Polícia Municipal fazer detenções, sindicatos da PSP dizem que isso é ir “além do que está previsto na lei”

Lisboa: Moedas deu ordens para a Polícia Municipal fazer detenções, sindicatos da PSP dizem que isso é ir “além do que está previsto na lei”
rfranca

Problema não é meramente da “ordem jurídica”, mas também da “ordem funcional”, alerta Sindicato Oficiais da Polícia. Ministério da Administração Interna diz estar a analisar o assunto do “ponto de vista técnico-jurídico”

Cátia Barros

Jornalista

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse à Polícia Municipal para passar a fazer detenções de suspeitos de prática de crimes. A informação foi transmitida à SIC Notícias, na qual o próprio Carlos Moedas admitia que havia questões jurídicas que terão de ser resolvidas: “Essa ordem já foi dada ao comandante da Polícia Municipal e essas detenções já estão a acontecer. Podemos clarificar em termos jurídicos, mas a Polícia Municipal são polícias de segurança pública”.

Ora, para os polícias de segurança pública, o problema não reside apenas nas tecnicidades jurídicas e, portanto, tanto o Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia como o Sindicato Nacional dos Polícias Municipais (SNPM) dizem estar contra a posição do autarca lisboeta.


Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate