Exclusivo

Migrações

INE responde a Marcelo e diz que AIMA devia ter fornecido dados sobre imigração há quase oito meses

Manifestação de apoio aos imigrantes em Portugal
Manifestação de apoio aos imigrantes em Portugal
Anadolu

“Fica-se com a sensação de que quem tem razão é a AIMA, e não o INE”, comentou o Presidente da República a propósito das estatísticas sobre imigrantes a residir em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística explica que é a Agência para a Integração, Migrações e Asilo que está em falta ao não enviar os dados ao instituto em tempo útil – e que não devia divulgá-los sem terem sido trabalhados antes

É a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) que tem a responsabilidade de enviar ao Instituto Nacional de Estatística (INE) os dados sobre os imigrantes a residirem em Portugal. E esses dados estão em falta há quase oito meses, diz o INE.

A AIMA ainda não transmitiu ao INE informação sobre População estrangeira com título de residência válido em 31 de dezembro e Concessões de títulos de residência relativa a 2024, nem revisões de dados enviados em anos anteriores, encontrando-se o INE na expectativa de vir a receber essa informação o mais breve possível, no âmbito da articulação das duas entidades”, escreve o instituto em resposta ao Expresso.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jascensao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate