Açores: esperadas ondas de 12 metros a partir de sexta-feira
São também esperadas fortes rajadas de vento, progredindo para uma "situação ciclónica", alerta a Autoridade Marítima
São também esperadas fortes rajadas de vento, progredindo para uma "situação ciclónica", alerta a Autoridade Marítima
A agitação marítima nos Açores deverá agravar-se a partir da madrugada de sexta-feira, prevendo-se ondas de 12 metros e fortes rajadas de vento, indicou esta quarta-feira a Autoridade Marítima.
De acordo com uma nota de imprensa da Autoridade Marítima, a agitação marítima "será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros".
São esperados ventos provenientes do quadrante sul-sudoeste, com uma intensidade média de até 93 quilómetros por hora e rajadas até 168 quilómetros, progredindo para uma "situação ciclónica", refere-se.
As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso vermelho a partir de quinta-feira à noite devido a precipitação forte, agitação marítima e vento, na sequência da aproximação do ciclone Gabrielle.
O ciclone encontrava-se na terça-feira "a aproximadamente 2.640 quilómetros a sudoeste do Grupo Ocidental dos Açores", deslocando-se para nordeste.
Segundo o centro de vigilância dos Açores, o Gabrielle está atualmente classificado como furacão de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave).
É esperado, no entanto, que, "à medida que se aproxima do arquipélago dos Açores, vá perdendo intensidade, atingindo a região com ventos de força de tempestade tropical ou furacão de categoria 1", referiu a meteorologista Rita Mota.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt