Ciclone tropical Gabrielle intensifica-se e deve passar pelos Açores como furacão de categoria 1

O centro do ciclone deverá passar entre os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) na sexta-feira
O centro do ciclone deverá passar entre os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) na sexta-feira
O ciclone tropical Gabrielle deverá intensificar-se nas próximas horas e passar entre os grupos Ocidental e Central dos Açores, na sexta-feira, como Furacão categoria 1, prevendo-se um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA refere que o ciclone tropical Gabrielle se encontra hoje "a aproximadamente 3000 quilómetros a sudoeste do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) dos Açores, "deslocando-se para nor-noroeste, sendo expectável que ao longo das próximas horas se possa intensificar".
De acordo com a última atualização, o centro do ciclone deverá passar entre os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) na sexta-feira, "classificado como Furacão categoria 1", adianta a meteorologista da delegação dos Açores do instituto, Elsa Vieira.
A manter-se a trajetória, está previsto um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas, à medida que o ciclone se aproxima do arquipélago.
Na sexta-feira, a partir da madrugada, deverá ocorrer precipitação em todas as ilhas, podendo esta ser forte nos grupos Ocidental e Central. O vento deverá intensificar-se, com rajadas que poderão variar entre os 120 e os 150 quilómetros por hora (de sudoeste, rodando para noroeste), segundo o IPMA.
Em relação à agitação marítima, deverá igualmente aumentar, com ondas de sete a oito metros de altura significativa e altura máxima na ordem dos 14 a 15 metros (de sudoeste, rodando para noroeste).
Tendo em conta "a distância geográfica e temporal a que o ciclone ainda se encontra", o IPMA refere que "permanece alguma incerteza relativamente à sua trajetória e respetiva intensidade, o que poderá levar a alterações na previsão atualmente disponível".
Neste momento, e até às 21h desta segunda-feira, o grupo Central está sob aviso amarelo, devido à precipitação forte, acompanhada de trovoada, uma situação que não está ainda associada à passagem deste ciclone tropical.
O Gabrielle poderá afetar Portugal continental com menos intensidade: o norte da Península Ibérica corre o risco de ter um fim de semana mais chuvoso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt