Meteorologia

Calor: aviso laranja prolongado em seis distritos, temperaturas podem chegar esta terça-feira aos 44º

Calor: aviso laranja prolongado em seis distritos,  temperaturas podem chegar esta terça-feira aos 44º
Eric Gay

Temperaturas mínimas vão variar entre os 16º, em Leiria e Viana do Castelo, e os 29º (Portalegre), e as máximas podem chegar aos 44º em Beja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até quinta-feira o aviso laranja, o segundo mais grave, em metade dos 12 distritos onde já vigorava, sobretudo no interior do país, por causa do calor.

Segundo o IPMA, vão estar até às 18h de quinta-feira sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Nos distritos de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro o aviso laranja passará a amarelo às 18h de hoje.

Também sob aviso laranja, por causa da "persistência de valores muito elevados da temperatura", estão as regiões montanhosas da Madeira, até às 18h de quarta-feira.

Sob o nível amarelo, o menos grave de uma escala de três, estão até às 18h de quinta-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e até às 18h de hoje os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

Também sob aviso amarelo, por causa da persistência do tempo quente, está a costa Sul da Madeira, até às 18h de quarta-feira.

O Governo renovou a situação de alerta no país até quarta-feira, dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal.

A renovação da situação de alerta tem como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.

Entre as medidas em vigor estão a proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.

A situação de alerta implica também a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 16º (graus Celsius), em Leiria e Viana do Castelo, e os 29º (Portalegre), e as máximas entre os 27º (Viana do Castelo) e os 44º (Beja).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate