Incêndios

Presidente da Liga dos Bombeiros pede convocação da Comissão Nacional de Proteção Civil

Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes
Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes

“Consideramos que, perante as condições meteorológicas registadas na semana passada, teria sido oportuno convocar a Comissão Nacional de Proteção Civil para avaliar a situação e adotar medidas adequadas”, sublinhou António Nunes.

À saída de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, defendeu a necessidade de reunir, com urgência, a Comissão Nacional de Proteção Civil proposta já anteriormente avançada pelo secretário-geral do PS, José Luís Carneiro.

“Consideramos que, perante as condições meteorológicas registadas na semana passada, teria sido oportuno convocar a Comissão Nacional de Proteção Civil para avaliar a situação e adotar medidas adequadas. A existência destes órgãos, previstos na Lei de Bases da Proteção Civil, não deve ser meramente formal”, sublinhou António Nunes.

Deste órgão fazem parte a ministra da Administração Interna, representantes designados por cada ministério, delegados dos Governos Regionais, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, assim como representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Associação Nacional de Freguesias, da Liga dos Bombeiros e da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

Participam igualmente as forças de segurança, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Gabinete Coordenador de Segurança, a Autoridade Marítima Nacional, a Autoridade Nacional da Aviação Civil e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate