Incêndios

Caminho de Santiago fechado devido aos incêndios em Espanha

Caminho de Santiago fechado devido aos incêndios em Espanha
SXENICK

Chamas no país já destruíram cerca de 344 mil hectares neste ano, e quatro pessoas morreram no combate aos fogos

Espanha continua a lutar contra os incêndios no país, que nesta segunda-feira atingiram a encosta sul dos Picos de Europa, obrigando as autoridades a fechar parte do Caminho de Santiago, rota tradicional de peregrinação que liga a França até Santiago de Compostela, avançou a Reuters.

"Esta é uma situação de incêndios que não havíamos experienciado em 20 anos", explica Margarita Robles à Cadena SER, citada pela agência de notícias britânica. “As chamas têm características especiais que são resultado do aquecimento global e desta forte onda de calor.”

Os fogos no país já consumiram cerca de 344 mil hectares desde o início do ano de acordo com a European Forest Fire Information System (EFFIS, ou Sistema de Informação de Incêndios Rurais Europeu, em português). A intensidade das chamas está relacionada com as altas temperaturas vividas no país, que chegaram a 45 ºC no fim de semana.

Até ao momento, o exército espanhol enviou 1900 soldados para auxiliar os bombeiros. Segundo Robles, a capacidade de combate às chamas dos meios aéreos está comprometida devido à fumaça.

Cerca de 20 incêndios devastaram a Galiza e a província de Castela e Leão. Nos combates aos fogos, quatro pessoas morreram.

Texto escrito por João Sundfeld e editado por João Miguel Salvador

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate