Incêndios

Incêndios em Espanha: uma pessoa morreu nos arredores de Madrid, país declara pré-emergência

Helicóptero de combate aos incêndios em ação em Tres Cantos, nos arredores de Madrid
Helicóptero de combate aos incêndios em ação em Tres Cantos, nos arredores de Madrid
ZIPI

Esta é a primeira vítima mortal dos vários incêndios que afetam Espanha em plena vaga de calor. Pedro Sánchez alertou para a situação de "risco extremo" e pediu "muita prudência" à população

Um homem morreu num incêndio florestal na localidade de Tres Cantos, um subúrbio a norte de Madrid, anunciaram as autoridades espanholas, esta terça-feira, que acionaram o nível de pré-emergência devido aos vários fogos ativos no país.

O homem de 50 anos, que sofreu queimaduras em 98% do corpo na segunda-feira, é a primeira vítima mortal dos vários incêndios que afetam Espanha em plena vaga de calor.

"Lamento profundamente a morte do homem que ficou gravemente ferido no incêndio florestal de Tres Cantos", a 23 quilómetros a norte da capital, escreveu a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, nas redes sociais, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Centenas de moradores foram retirados do bairro afetado, segundo as autoridades. O conselheiro do ambiente da região de Madrid, Carlos Novillo, disse aos jornalistas durante a noite que o fogo se propagou por seis quilómetros em apenas 40 minutos.

As autoridades regionais de Madrid anunciaram esta terça-feira de manhã, nas redes sociais, que a luta contra o incêndio tinha progredido favoravelmente durante a noite e que o fogo estava contido.

Esta série de incêndios coincide com a vaga de calor que entrou no décimo dia, com todas as regiões em alerta, incluindo as do Norte.

Face à situação, o Ministério do Interior ativou de madrugada o nível um, de dois, da Situação Operacional do Plano Geral de Emergência do Estado (PLEGEM) e declarou a fase de pré-emergência. A decisão visa analisar e coordenar a mobilização de recursos para ajudar as comunidades autónomas afetadas, segundo a agência de notícias espanhola Europa Press.

A diretora-geral da Proteção Civil e Emergências do Ministério do Interior, Virginia Barcones, convocou para as próximas horas uma reunião do Comité Estatal de Coordenação e Gestão dos incêndios florestais para avaliar a situação.

O chefe do Governo, Pedro Sánchez, lamentou a morte do homem perto de Madrid e considerou que a situação é de "risco extremo", pelo que exige "muita prudência". Sánchez também manifestou apreço pelos profissionais que "estão a trabalhar incansavelmente" no combate aos incêndios numa mensagem publicada nas redes sociais, esta terça-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate