Sete distritos mantêm aviso vermelho por calor extremo — descida de temperaturas começa terça-feira
IPMA prevê descida gradual da temperatura; DGS reforça cuidados de saúde. Sete distritos do continente mantêm aviso vermelho devido ao calor
Sete distritos do continente mantêm-se hoje sob aviso vermelho, o mais elevado, devido ao calor extremo. A situação deverá começar a melhorar a partir de terça-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso vermelho aplica-se aos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre, e estará em vigor até às 21:00 desta segunda-feira. Após essa hora, a maior parte desses distritos passará para aviso laranja, exceto Setúbal e Lisboa, que passam diretamente para aviso amarelo.
Segundo o IPMA, o continente continua hoje com tempo quente, céu pouco nublado e possibilidade de aguaceiros e trovoada dispersos nas regiões Norte e Centro, durante a tarde.
Há também previsão de nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental e uma descida gradual das temperaturas máximas.
No domingo, o IPMA tinha já colocado mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve sob risco máximo de incêndio. As zonas afetadas incluíam concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.
Apenas cerca de 30 municípios, sobretudo no litoral, apresentavam risco moderado ou reduzido.
O risco de incêndio é avaliado com base em fatores como temperatura do ar, humidade, vento e precipitação nas últimas 24 horas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) reforçou no fim de semana os alertas sobre os riscos para a saúde durante períodos de calor intenso. As recomendações principais incluem:
A DGS sublinha a importância de proteger grupos vulneráveis, como crianças, idosos, grávidas, doentes crónicos e trabalhadores ao ar livre. Crianças com menos de seis meses não devem ser expostas ao sol, mesmo indiretamente.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt