Mais de metade dos docentes desconhece os programas de integração para novos colegas nas suas escolas, um fator que pode dificultar a progressão na carreira, segundo o estudo “A voz dos Professores”, citado pelo jornal “Público".
Um em cada cinco professores admite considerar abandonar a carreira nos próximos cinco anos, mas entre os docentes com menos de 30 anos, a proporção sobe para 50%. O estudo sugere que muitos desses profissionais estão a explorar outras oportunidades de carreira.
Falta de programas de integração
Nos resultados preliminares publicados em maio, já se concluía que a falta de acolhimento nas escolas era um dos motivos para o abandono da carreira por professores em início de atividade. Agora, os dados confirmam que oito em cada dez docentes desconhecem qualquer programa de integração para novos professores.
Por outro lado, 51% dos diretores afirmam que existem estes programas nas instituições de ensino, mas grande parte do trabalho de acolhimento acaba por ser realizado pelos colegas mais experientes.
Desafios para professores experientes
Não são apenas os jovens que pensam em deixar a profissão. Sete em cada dez professores veteranos planeiam reformar-se assim que possível. No entanto, 85% admitem que continuariam a ensinar se tivessem menos carga administrativa e letiva.
O Estatuto da Carreira Docente prevê redução de horas a partir dos 50 anos, mas muitos professores não conseguem usufruir desta medida devido à crise na profissão. A principal motivação para permanecer na sala de aula continua a ser a paixão pelo ensino.
Problema poderá agravar-se
O estudo destaca a necessidade de criar condições que promovam a retenção e valorização dos professores, incluindo programas de integração eficazes e redução da sobrecarga administrativa. Sem essas medidas, o abandono da carreira, tanto entre jovens como veteranos, poderá agravar-se nos próximos anos.
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