Ensino

Ministério da Educação anula um item da prova de Matemática do 9º ano para garantir que nenhum aluno fica prejudicado

Ministério da Educação anula um item da prova de Matemática do 9º ano para garantir que nenhum aluno fica prejudicado

Problemas técnicos com essa pergunta impediram que alguns alunos completassem o exercício. Exames foram pela primeira vez feitos em computador. Ministério considera que “globalmente decorreram com normalidade e tranquilidade”

Ministério da Educação anula um item da prova de Matemática do 9º ano para garantir que nenhum aluno fica prejudicado

Isabel Leiria

Jornalista

Foram quase 98 mil as provas realizadas a Português e outras tantas a Matemática pelos alunos do 9º ano e, pela primeira vez, em formato digital. Apesar de algumas dificuldades em algumas escolas, sobretudo no primeiro dia de testes, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) faz um balanço positivo e conclui que, globalmente, o processo decorrer com “normalidade e tranquilidade”. Entre as exceções, está um problema técnico que impediu alguns estudantes de completarem o item 2 da prova de Matemática, pelo que o MECI decidiu agora anular essa parte da questão, que valia 5 pontos em 100.

“Apesar de a situação ter sido contida e ultrapassada, o MECI reconhece que não foi possível assegurar condições de equidade a todos os alunos na resposta ao item 2 da prova de Matemática, razão pela qual este item será anulado, garantindo que nenhum aluno é prejudicado na sua classificação final”, indica em comunicado.

Foi nesse dia da prova, a 20 de junho, que se registaram os maiores constrangimentos, com falhas na rede, atrasos no início das provas e o programa dos exames a ir abaixo e a implicar reiniciar. Ainda assim, sublinha o Ministério, realizaram-se 99% das provas previstas e 97% começaram no intervalo horário previsto.

Uma semana depois foi a ver da prova de Português e os relatos recolhidos pelo Expresso indicaram que as dificuldades tinham sido menores. O Ministério confirma, indicando que 99% dos alunos iniciaram o teste à hora prevista.

Sobre a fuga de informação em relação ao exame de Matemática, que acabou por ser replicado praticamente na íntegra nas redes sociais, a tutela considera o episódio “lamentável”, mas garante que a “partilha pública de itens da prova não tem qualquer impacto na realização e na validade da prova deste ano, nem nos resultados dos alunos.”

“Globalmente, estas provas decorreram com normalidade e tranquilidade, tendo sido registadas apenas falhas pontuais que as escolas souberam solucionar no momento e sem impacto na realização das provas”, resume o MECI.

As provas nacionais do 9º ano têm um peso de 30% na nota final da disciplina, a Matemática e a Português.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate