70% da população pode ficar vacinada esta semana, mas máscaras serão obrigatórias até pelo menos 12 de setembro
Segundo o “Jornal de Notícias”, também não está de parte que o Governo prolongo o uso de máscara na rua para lá desse prazo
Segundo o “Jornal de Notícias”, também não está de parte que o Governo prolongo o uso de máscara na rua para lá desse prazo
O uso de máscara na rua sempre que seja impossível o distanciamento físico continuará a ser obrigatória até 12 de setembro, mesmo que a 2.ª fase de desconfinamento chegue mais cedo. Segundo o “Jornal de Notícias”, não está de parte uma iniciativa legislativa do Governo para prolongar o uso de máscara na rua após o 12 de setembro.
A 2.ª fase da “libertação” estava prevista para o início de setembro, quando 70% da população tivesse a vacinação completa. Contudo, o coordenador da task force da vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo, admitiu que o país poderia chegar a esse objetivo ainda esta semana: os dados mais recentes apontam para 66% da população com vacinação completa.
O gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva - que se encontra à frente do Executivo nas férias do primeiro-ministro António Costa - disse que a antecipação da 2.ª fase será discutida no próximo Conselho de Ministros agendado para 26 de agosto. Contudo, frisou que o fim da obrigatoriedade do uso de máscara pode só acontecer depois do dia 12 de setembro.
A medida está em vigor conforme legislado pela Assembleia da República e o primeiro plenário após as férias está agendado para dia 15. O "Correio da Manhã" lembra que a resolução prevê que "seja possível o levantamento da obrigatoridade" do uso em espaços públicos, mas terá de ser o Parlamento a decidir, não renovando a imposição, o que acontece desde 28 de outubro de 2020.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt