Coronavírus

Um em cada 3 portugueses tomou pelo menos uma dose da vacina, Lisboa (onde os casos estão a subir) é das regiões mais atrasadas no processo

Um em cada 3 portugueses tomou pelo menos uma dose da vacina, Lisboa (onde os casos estão a subir) é das regiões mais atrasadas no processo
Horacio Villalobos/Getty Images

Governo anunciou esta terça-feira que vai acelerar o processo em Lisboa. Nove em cada dez portugueses com mais de 65 anos já tomaram pelo menos uma dose da vacina

São os números mais recentes do processo de vacinação em Portugal: 34% da população (cerca de 3,5 milhões de pessoas) tomaram uma dose da vacina, percentagem que desce para 16% relativamente a quem já concluiu o processo de vacinação.

Quase toda a população com mais de 65 anos já tomou pelo menos uma dose: 92% dos que têm entre 65 e 79 anos e 96% dos que têm 80 ou mais tomaram pelo menos uma dose, percentagens que são respetivamente de 30% e 90% entre quem já tomou as duas.

VACINAÇÃO POR IDADES

Em % da população de cada faixa etária

Quase metade da população entre os 50 e os 64 anos já tomou uma dose, mais precisamente 44%, e 13% das pessoas nesta faixa etária tomaram as duas. Na faixa 25-49 anos as percentagens são de 13% (uma toma) e 8% (as duas) e na dos 18-24 anos são respetivamente de 5% e 3%.

Refira-se que 885 pessoas com 17 anos ou menos tomaram uma dose e 288 as duas. Portugal recebeu até ao momento cerca de 5,7 milhões de doses da vacina e distribuiu 5,1 milhões.

ALERTA LISBOA

Na análise por regiões, Lisboa e Vale do Tejo, onde a incidência covid está a aumentar, é das mais atrasadas do país. 32% da população desta zona tomou uma dose e só no Algarve há um indicador pior – 31%. Por outro lado, 14% da população de Lisboa e Vale do Tejo tomou as duas doses e só há um sítio onde esta percentagem é mais baixa – 12% nos Açores.

VACINAÇÃO POR REGIÃO

Em Portugal Continental

O Alentejo e o Centro são as regiões onde o processo está mais adiantado: 40% da população no Alentejo tomou uma dose e 21% as duas, percentagens que são de 40% e 21% na região Centro.

A Madeira tem indicadores bons relativamente ao panorama geral: 36% da sua população tomou uma dose e 16% as duas. No Norte os valores são semelhantes: 34% e 15%. Nos Açores as percentagens são de 32% e 12% e no Algarve de 31% e 15%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate