Covid-19. Especialistas voltam a reunir-se no Infarmed esta sexta-feira

Um mês depois da última reunião, os peritos reúnem-se no final desta semana para analisar a situação epidemiológica do país
Um mês depois da última reunião, os peritos reúnem-se no final desta semana para analisar a situação epidemiológica do país
Jornalista
Os especialistas vão voltar a estar reunidos com o Governo no Infarmed, esta sexta-feira, para analisar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. A última reunião aconteceu há cerca de um mês.
O encontro acontece numa altura que o país está com 55,6 novos casos por 100 mil habitantes, uma incidência mais baixa do que a registada na última reunião a 27 de abril (70,4 casos/100 mil habitantes). Pelo contrário, o indicador de transmissibilidade é agora ligeiramente mais alto (1,06) do que era há um mês (1).
A esmagadora maioria dos concelhos no Continente está abaixo do nível de risco, com exceção de cerca de uma dezena de municípios. Tudo indica que neste momento Lisboa já esteja com uma incidência acima de 120 novos casos por 100 mil habitantes, o que deverá colocar o concelho sob alerta, tal como têm estado outros locais do país.
Um recuo no desconfinamento só acontecerá se Lisboa tiver mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas consecutivas, seguindo a regra que tem sido aplicada nos restantes concelhos nas últimas semanas.
A próxima avaliação de risco será feita na quinta-feira, em Conselho de Ministros. Só nessa altura será possível saber qual a situação atualizada dos concelhos e quais entram em alerta ou recuam.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ralbuquerque@expresso.impresa.pt