Coronavírus

Covid-19. Banhistas que violem as regras estabelecidas para as praias com multas entre 50 e 100 euros

Covid-19. Banhistas que violem as regras estabelecidas para as praias com multas entre 50 e 100 euros
LUIS FORRA/LUSA

Decreto-lei deverá ser publicado esta semana. Multas para os concessionários podem variar entre os 500 e os 1000 euros

A Polícia Marítima vai multar quem não cumpra as regras definidas para a utilização das praias, como é o caso do não uso de máscara no acesso às praias, nos restaurantes, balneários, paredões. As multas podem variar entre os 50 e os 100 euros e estão previstas no projeto-lei aprovado no Conselho de Ministros de 6 de maio.

Não só os cidadãos poderão ter de pagar coimas, os concessionários também serão autuados se falharem na higienização e limpeza dos esquipamentos ou não afixarem as normas para os banhistas. As multas, avança o “Jornal de Notícias”, poderão variar entre os 500 e os mil euros.

O uso de máscara vai ser obrigatório até colocar a toalha no areal e terão de ser respeitadas as sinaléticas de acesso à praia. A lei prevê, ainda, multas para quem não respeite a distância de 1,5 metros no caminho até à praia.

Maior parte das normas não diferem das estabelecidas o ano passado. Contudo, como noticiou o Expresso, será permitido o aluguer de material lúdico - como canoas e gaivotas para passeio - e o aluguer de toldos, barracas ou colmos de praia vai deixar de ter limite. Algumas atividades desportivas voltaram a ser permitidas, desde que cumpram as regras definidas.

O decreto-lei deverá ser publicado esta semana. A época balnear arranca este sábado em algumas zonas do país, como é o caso de Cascais e Algarve. Nas restantes zonas começa em junho.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas