Coronavírus

Esmagadora maioria da população portuguesa acima dos 65 anos já tomou pelo menos uma dose da vacina

Esmagadora maioria da população portuguesa acima dos 65 anos já tomou pelo menos uma dose da vacina
Teresa Nunes / Getty Images

No que concerne à população total, 75% das pessoas ainda não tomaram sequer uma dose. Regiões do Centro e do Alentejo são as que estão mais adiantadas no processo

São os números mais recentes divulgados pela task force de vacinação: 93% das pessoas em Portugal com 80 anos ou mais já tomaram pelo menos uma dose da vacina, valor que é de 71% entre quem tem 65 e 79 anos. Quanto às pessoas nestas duas faixas etárias que já têm a vacinação completa, a diferença percentual aí é enorme: 82% com 80 ou mais já tomaram as duas doses, valor que desce para 7% entre os 65-79 anos.

VACINAÇÃO POR IDADES

Em % da população de cada faixa etária

Entre a população com 50-64 anos, 19% tomou uma dose e 4% as duas; nos 25-49 há 11% da poulação que tomou uma e 4% as duas, nos 18-24 é respetivamente de 4% e 2%. Refira-se que 386 pessoas até aos 17 anos tomaram uma dose e 232 já têm a vacinação completa.

Contas feitas, 25% da população já tomou uma dose, o que significa que três em cada quatro pessoas em Portugal ainda não iniciaram o processo de vacinação. Quase um milhão de pessoas (915.246, o que equivale a 9% da população) já tomou as duas doses.

Portugal recebeu até agora 4,2 milhões de doses da vacina, tendo sido distribuídas 3,6 milhões.

DOSES ADMINISTRADAS POR IDADE

Distribuição do número acumulado de doses (em milhares) por faixa etária. Desde 15 de fevereiro

Na análise por regiões, é no Centro e no Alentejo que o processo está mais avançado, onde respetivamente 30% e 32% da população já tomou uma dose, valor que é respetivamente de 12% e 13% entre quem tomou as duas.

Seguem-se a Madeira (27% tomou uma dose e 9% as duas) e o Algarve (22% e 8% respetivamente). Na região Norte 24% da população tomou uma dose e 8% as duas, valor que é respetivamente de 23% e 8% em Lisboa e Vale do Tejo. Nos Açores é onde menos pessoas tomaram a primeira dose - 20% -, sendo que 9% tomaram as duas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate