Coronavírus

Covid-19. Câmara de Lisboa oferece dois testes por mês a moradores de freguesias com maior incidência

Covid-19. Câmara de Lisboa oferece dois testes por mês a moradores de freguesias com maior incidência
Horacio Villalobos

Autarquia apresenta esta sexta-feira “o maior programa de testagem lançado até agora no país”, que vai envolver as farmácias do concelho, prometendo ser gratuito e universal

A Câmara Municipal de Lisboa vai implementar a partir da próxima semana um plano de testagem “universal e gratuito”, como forma de acautelar o desconfinamento progressivo na cidade. A notícia é avançada pela própria autarquia, em comunicado enviado às redações, onde se descreve este como “o maior programa de testagem lançado até agora no país e com maior número de centros de teste, espalhados por toda a cidade: as farmácias de Lisboa”.

O plano passa por ter as farmácias preparadas em cada freguesia, para o caso de se ultrapassarem as 120 infeções por 100 mil habitantes, o limite estabelecido pelo Governo para o regresso da atividade no país. Ao jornal “Público”, a CML conta ainda que estarão disponíveis dois testes rápidos de antigénio por mês gratuitamente, um a cada 15 dias, nessas mesmas freguesias.

A campanha é fruto de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias e não tem data prevista para acabar. A ideia é facilitar a tarefa dos munícipes, que assim têm uma opção de testagem perto da morada de residência, sendo depois os resultados automaticamente inseridos no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (Sinave).

Por enquanto, vão estar envolvidas nove das 24 freguesias lisboetas, que o presidente da autarquia, Fernando Medina, vai anunciar na conferência de imprensa de apresentação do plano prevista para as 13h desta sexta-feira. O desconfinamento decretado pelo Governo e o regresso de algumas atividades económicas vai, prevê o executivo, fazer as infeções aumentar, tal como a probabilidade de crescer o grupo de freguesias com testes rápidos gratuitos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate