Coronavírus

Covid-19. Vacina da Pfizer eficaz contra variante do Brasil

Covid-19. Vacina da Pfizer eficaz contra variante do Brasil
Pool/Getty Images

Um estudo laboratorial, publicado esta segunda-feira, revela que a vacina contra a covid-19 da Pfizer e da BioNTech é capaz de neutralizar a variante que se espalhou rapidamente no Brasil

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech revela-se eficaz para neutralizar a variante brasileira do vírus. A conclusão é extraída de um estudo laboratorial, cujos resultados foram publicados, esta segunda-feira, no “New England Journal of Medicine”.

Os cientistas que conduziram o estudo asseguram que a eficácia é quase idêntica ao efeito que a vacina confere contra uma versão anterior e menos contagiosa do vírus.

Os investigadores da Universidade do Texas analisaram colheitas de sangue de pessoas que já foram imunizadas. Isso permitiu perceber que a vacina foi capaz de neutralizar uma versão manufaturada do SARS-CoV-2 que continha as mesmas mutações da variante altamente contagiosa identificada no Brasil.

A Pfizer já tinha anunciado, com base em estudos anteriores, que a vacina conseguia dar resposta a outras variantes, como a do Reino Unido e da África do Sul, apesar desta última reduzir os anticorpos protetores fornecidos pela vacina.

Isso leva a que a Pfizer esteja já a planear introduzir uma terceira dose, de reforço, além de efetuar uma atualização da vacina para combater a variante sul-africana.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate