Uma mensagem nas redes sociais do ministro responsável pela vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, serviu para celebrar o facto de mais de 15 milhões de residentes no Reino Unido já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Bastou o número: "15.000.000! Excelente equipa" para se compreender que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, marcara mais um ponto na corrida pela vacinação da população britânica.
Agora, até esta segunda-feira, o objetivo é conseguir começar a imunizar todas as pessoas que integram quatro grupos de risco e iniciar o processo de vacinação de quem tem mais de 65 anos e doenças de risco associadas à covid-19.
Dois meses após o início da vacinação, Boris Johnson também não deixou passar o momento em branco e, através de um vídeo divulgado nas redes sociais, descreveu o momento como um "marco significativo" e um "extraordinário feito" para os britânicos. O ministro da Saúde, Matt Hancock, também comemorou - "Notícia fantástica: mais de 15 milhões de pessoas já receberam sua primeira vacina contra a covid-19", foi a mensagem publicada no Twitter.
Quase um quarto da população (22%) do Reino Unido já recebeu pelo menos uma ou mesmo as duas doses da vacina, total que "inclui a maioria das pessoas dos quatro grupos prioritários assumidos pelo Governo, incluindo todos os maiores de 75 anos, os trabalhadores da linha da frente da saúde e dos lares de idosos".
O número de vacinados, contudo, está a aumentar a pressão da sociedade britânica sobre o Governo de Boris Johnson para que reduza a pressão das medidas de confinamento, em vigor desde o início de janeiro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt