O processo de vacinação contra a covid-19 a idosos com mais de 80 anos e a pessoas com 50 ou mais anos que tenham doenças associadas já arrancou em alguns agrupamentos de centros de saúde, mas será esta semana alargada a todos os centros. E as autarquias já têm preparados vários espaços alternativos aos centros de saúde para que perto de um milhão de pessoas sejam vacinadas a nível nacional.
Em Lisboa, adianta esta terça-feira o "Público", o município preparou sete espaços alternativos que, em conjunto com os centros de saúde, vão vacinar cerca de 70 mil pessoas. Segundo fonte da autarquia, um desses locais é o Pavilhão Altice Arena: "Estamos à espera das vacinas desde quarta-feira, já temos as equipas contratadas e no terreno".
Já no Porto, a câmara municipal disponibilizou uma escola e uma tenda aos vários agrupamentos de centros de saúde, mas Rui Moreira admite que quando o número de vacinas for maior, deverá ser seguido o modelo que está a ser feito "em Israel e na cidade de Nova Iorque". O modelo indicado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto é o drive-thru, ou drive-in, em que a pessoa não precisa de sair do carro para ser vacinada.
Na região Centro, em Coimbra, além da criação de espaços alternativos para vacinação, o município está a disponibilizar recursos para fazer as chamadas telefónicas e miniautocarros para transportar os cidadãos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt