Exclusivo

Coronavírus

Covid-19 Por que razão foi a ajuda alemã para um hospital privado?

Covid-19 Por que razão foi a ajuda alemã para um hospital privado?
NUNO FOX

O Hospital da Luz foi o único que demonstrou ter capacidade para ceder no imediato uma enfermaria de cuidados intensivos

A equipa formada por oito médicos militares alemães especializados em cuidados intensivos e 18 enfermeiros da mesma área e nacionalidade, que chegou a Portugal esta quarta-feira para ajudar o Sistema Nacional de Saúde (que inclui os privados) no combate à pandemia, definiu como critério de eficácia a necessidade de trabalhar em conjunto e, perante a incapacidade de encontrar espaço dentro dos hospitais públicos para receber a equipa médica alemã, Marta Temido pediu ajuda ao setor privado e o único hospital de Lisboa que conseguia ceder uma Unidade de Intensivos no imediato foi o Hospital da Luz (HL), em Lisboa.

A ministra da Saúde terá começado a procurar espaço para a ajuda alemã há cerca de 15 dias e no sábado passado, Isabel Vaz, presidente do grupo Luz Saúde, que detém o Hospital da Luz, recebeu a indicação que aquela seria a unidade escolhida. A confirmação final chegou apenas na véspera de os alemães aterrarem em Portugal e, para conseguir ter mais oito camas de cuidados intensivos, o HL teve de proceder à rearrumação do espaço disponível. Além das camas agora criadas, o HL tem 165 camas médico cirúrgicas, 81 das quais com doentes covid. A estes juntam-se mais 25 doentes em cuidados intensivos, sendo um pediátrico.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate