O Centro Hospitalar Universitário São João, do Porto acolheu na noite deste domingo um doente que estava internado com covid-19 no Hospital Amadora-Sintra. A transferência foi efetuada com recurso ao método ECMO (Oxigenação por Membrana Corporal), um complexo suporte de vida que é utilizado em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar.
Segundo o maior centro hospitalar da região norte, o São João tem neste momento 15 doentes internados nos cuidados intensivos com recurso a esta técnica de substituição de funções respiratória ou circulatória dos pacientes. Este sábado, para o Hospital de São João foram ainda deslocalizados três doentes do Garcia de Orta, em Almada, e dois do Centro Hospitalar Médio Ave, que integra os hospitais de Famalicão e Santo Tirso.
O São João tem nesta altura perto de 160 doentes internados com covid-19, 45 dos quais admitidos em unidades de cuidados intensivos. A situação num dos maiores hospitais de referência covid do país é, por agora, “menos stressante que noutras unidades”, razão pela qual está a receber doentes de outros hospitais.
A unidade hospitalar adianta que foram vacinados neste sábado cerca de 1.900 profissionais de saúde da casa, 1.500 dos quais receberam a segunda toma.
Há uma semana, durante um período de 12 horas, uma equipa de 100 profissionais, utilizando 25 postos, administrou a segunda dose da vacina contra a covid-19 a 2382 profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João. O processo, segundo a assessoria do hospital, decorreu sem que os vacinados tenham manifestado qualquer efeito adverso grave. As reações que existiram “foram muito raros e leves, sem impacto na instituição”, refere o hospital.
Todas as doses disponíveis foram utilizadas na íntegra, resultando em desperdício nulo, tal como era intenção, num esforço de elevado planeamento e rigor.
Com cerca de 6.500 funcionários, estão ainda por vacinar pouca mais de um terço dos trabalhadores, na maioria colaboradores não afetos à área clínica.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt