Coronavírus

Covid-19. Portugal mantém-se como o 2.º país do mundo com mais novos casos e o 1.º da União Europeia

18 janeiro 2021 11:50

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

O número de novos casos nos últimos sete dias coloca Portugal na posição mais alta em que alguma vez já esteve. Pior só Israel

18 janeiro 2021 11:50

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

Portugal é o Estado-membro da União Europeia com uma média de mais novos casos por um milhão de habitantes e o segundo a nível mundial, só atrás de Israel. É a primeira vez, desde o início da pandemia, que Portugal ocupa uma posição comparativa tão elevada.

Na análise atual das mortes, também por um milhão de habitantes, Portugal fica na 3.ª posição mais alta a nível mundial, atrás do Reino Unido e da República Checa.

MÉDIA SEMANAL POR 1 MILHÃO DE HABITANTES

Nem todos os países reportam os indicadores da pandemia diariamente e as oscilações ao longo da semana são conhecidas. Nas comparações com outros países o valor médio semanal ou a incidência a 14 dias – indicador de referência do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) – são indicadores mais estáveis que atenuam as inconsistências dos valores reportados diariamente.

O trajetória portuguesa que marca os novos casos está em clara tendência ascendente e visivelmente demarcada da média dos outros Estados-membros.

NOVOS CASOS POR 1 MILHÃO DE HABITANTES


Também em tendência ascendente está o número médio de mortes reportadas diariamente.

MORTES REPORTADAS POR 1 MILHÃO DE HABITANTES

Na totalidade já terão sido reportados 5,4 casos por cada 100 habitantes, é a 19.ª percentagem mais alta no mundo. Em números absolutos, os 550 mil casos reportados, desde o início da pandemia até ontem, colocavam Portugal na 28.ª posição relativa.

TOTAL DE CASOS

Nas mortes reportadas, desde o início da pandemia até ontem, 869 óbitos por 1 milhão de habitantes, posicionam Portugal em 32.º. Em números absolutos, esta posição baixa para 33.º com 8861 mortes.

TOTAL DE MORTES


Artigo em atualização.