Coronavírus

Marcelo tem covid-19 e está assintomático: teste rápido da manhã de segunda-feira deu negativo, PCR deu positivo

Marcelo tem covid-19 e está assintomático: teste rápido da manhã de segunda-feira deu negativo, PCR deu positivo
Pedro Nunes

Agenda para os próximos dias está toda cancelada. Presidente vai participar por videoconferência na reunião do Infarmed mas não deverá participar no debate na RTP, mesmo por skype, por estar em Belém na residência oficial (aliás, ainda não se sabe se haverá debate ou não). António Costa já falou com o Presidente e garante que vão manter contacto permanente. André Ventura, que debateu com Marcelo no dia em que se soube que o chefe do Estado tinha tido um contacto de baixo risco com um assessor infetado, avança para isolamento. O comentador Daniel Oliveira, que entrevistou para o seu podcast Marcelo Rebelo de Sousa, também está em isolamento

Marcelo tem covid-19 e está assintomático: teste rápido da manhã de segunda-feira deu negativo, PCR deu positivo

Ângela Silva

Jornalista

Marcelo tem covid-19 e está assintomático: teste rápido da manhã de segunda-feira deu negativo, PCR deu positivo

Liliana Valente

Jornalista

Marcelo tem covid-19 e está assintomático: teste rápido da manhã de segunda-feira deu negativo, PCR deu positivo

David Dinis

Director-adjunto

Marcelo tem covid-19 e está assintomático: teste rápido da manhã de segunda-feira deu negativo, PCR deu positivo

Hélder Gomes

Jornalista

O Presidente da República está infetado com covid-19 mas está assintomático. Marcelo Rebelo de Sousa é testado quase todos os dias e assim foi esta segunda-feira: o Expresso sabe que o teste rápido da manhã deu negativo, enquanto o PCR feito posteriormente deu positivo - o Presidente foi informado pelas 21h40.

António Costa, Marta Temido e Ferro Rodrigues já foram oficialmente informados e a agenda de Marcelo Rebelo de Sousa para os próximos dias está cancelada - recorde-se que estava marcado um debate presidencial para esta terça-feira na RTP com todos os candidatos.

A direção da estação pública ainda não sabe em que moldes o debate se realizará. Mas o facto de Marcelo se encontrar na residência oficial em Belém e de por lá permanecer deverá levá-lo a não participar no debate, para não confundir o estatuto de candidato com a Presidência da República.

O Presidente já não seguiu para a sua residência pessoal em Cascais e encontra-se "a trabalhar em Belém", segundo uma nota publicada no seu site oficial: "Aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico".

Apesar do teste positivo do Presidente, a reunião no Infarmed com os especialistas mantém-se como previsto para esta terça-feira - para que Marcelo a possa acompanhar, será realizada também por videoconferência. Trata-se de uma reunião determinante para o estabelecimento das regras do próximo estado de emergência, que vai incluir o regresso ao confinamento geral.

Entretanto António Costa usou as redes sociais para dizer que já falou com o Presidente e que ambos vão manter o contacto permanente.

Daniel Oliveira em isolamento, Ventura também, PCP aguarda indicações

Um dos contactos que Marcelo Rebelo de Sousa teve nesta segunda-feira foi com Daniel Oliveira, o colunista do Expresso a quem o Presidente deu uma entrevista para o podcast Perguntar Não Ofende. Foi de manhã e Daniel Oliveira está em isolamento profilático.

O próprio Presidente também chegou a estar isolado após, na quarta-feira passada, ter sabido que Paulo Magalhães, seu assessor de imprensa em Belém, estava com covid. Mas as autoridades de Saúde consideraram que por o contacto entre ambos ter sido curto, com máscara e à distância, o nível de risco era considerado muito baixo e o Presidente/candidato esteve na SIC para o debate com André Ventura.

Não se sabe se esse contacto em Belém entre o Presidente e o assessor esteve na origem do contágio, mas é uma hipótese. Quanto a André Ventura, a sua assessoria de imprensa diz ao Expresso que o candidato vai avançar para isolamento profilático na sequência da infeção de Marcelo. “E assim ficará até fazer o teste e obter as indicações da DGS”, refere a assessoria do candidato do Chega. Recorde-se que também Ana Gomes teve no sábado um debate na RTP com o Presidente/candidato - e Ana Gomes diz agora não ter sido "oficialmente contactada" pela Presidência da República a propósito da infeção de Marcelo.

A avaliação das autoridades de Saúde aconselhou Marcelo a manter até dia 18 alguma cautela nos contactos. E o candidato apenas agendou deslocações ao terreno, em campanha eleitoral, para a próxima semana. Ações que agora ficam canceladas. Bem como as várias entrevistas que, como candidato, Marcelo tinha marcado para os próximos dias. Na quinta-feira à Antena 1, no sábado à Rádio Renascença, na próxima segunda-feira à CMTV e em dia a confirmar à rádio Observador.

Contactado pelo Expresso, a candidatura de João Ferreira, do PCP, diz que sabe apenas o que está na nota no site da presidência, em resposta à dúvida sobre se o candidato comunista corre algum tipo de perigo e se tem ou não de se isolar devido ao facto de ter debatido presencialmente com o Presidente. Posteriormente, à saída de uma ação com profissionais da cultura, João Ferreira disse que deseja a pronta recuperação do Presidente e afirmou-se absolutamente tranquilo, dizendo que fará o que indicarem as autoridades da saúde.

A candidata do Bloco, Marisa Matias, já falou com o Presidente.

Estava previsto Marcelo sair à rua a 19, 20, 21 e 22

Antes da notícia desta segunda-feira, estava previsto que Marcelo Rebelo de Sousa fizesse campanha de rua durante quatro dias - entre Lisboa, Porto e Celorico - embora ainda não tivesse programa definido. O que se sabe é que Marcelo prescindiu dos tempos de antena na televisão e na rádio. Disse-o no dia em que anunciou a recandidatura e por estes dias comunicou-o aos órgãos de comunicação social.

A notícia da infeção do Presidente surge também depois da realização dos debates presidenciais entre os diversos candidatos. Estava previsto apenas mais um, esta terça-feira na RTP e com todos em simultâneo.

Nota oficial do site da Presidência

"Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo.

O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico.

Cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos Partidos Políticos previstas para amanhã."

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AVSilva@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas