O Presidente da República está infetado com covid-19 mas está assintomático. Marcelo Rebelo de Sousa é testado quase todos os dias e assim foi esta segunda-feira: o Expresso sabe que o teste rápido da manhã deu negativo, enquanto o PCR feito posteriormente deu positivo - o Presidente foi informado pelas 21h40.
António Costa, Marta Temido e Ferro Rodrigues já foram oficialmente informados e a agenda de Marcelo Rebelo de Sousa para os próximos dias está cancelada - recorde-se que estava marcado um debate presidencial para esta terça-feira na RTP com todos os candidatos.
A direção da estação pública ainda não sabe em que moldes o debate se realizará. Mas o facto de Marcelo se encontrar na residência oficial em Belém e de por lá permanecer deverá levá-lo a não participar no debate, para não confundir o estatuto de candidato com a Presidência da República.
O Presidente já não seguiu para a sua residência pessoal em Cascais e encontra-se "a trabalhar em Belém", segundo uma nota publicada no seu site oficial: "Aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico".
Apesar do teste positivo do Presidente, a reunião no Infarmed com os especialistas mantém-se como previsto para esta terça-feira - para que Marcelo a possa acompanhar, será realizada também por videoconferência. Trata-se de uma reunião determinante para o estabelecimento das regras do próximo estado de emergência, que vai incluir o regresso ao confinamento geral.
Entretanto António Costa usou as redes sociais para dizer que já falou com o Presidente e que ambos vão manter o contacto permanente.
Daniel Oliveira em isolamento, Ventura também, PCP aguarda indicações
Um dos contactos que Marcelo Rebelo de Sousa teve nesta segunda-feira foi com Daniel Oliveira, o colunista do Expresso a quem o Presidente deu uma entrevista para o podcast Perguntar Não Ofende. Foi de manhã e Daniel Oliveira está em isolamento profilático.
O próprio Presidente também chegou a estar isolado após, na quarta-feira passada, ter sabido que Paulo Magalhães, seu assessor de imprensa em Belém, estava com covid. Mas as autoridades de Saúde consideraram que por o contacto entre ambos ter sido curto, com máscara e à distância, o nível de risco era considerado muito baixo e o Presidente/candidato esteve na SIC para o debate com André Ventura.
Não se sabe se esse contacto em Belém entre o Presidente e o assessor esteve na origem do contágio, mas é uma hipótese. Quanto a André Ventura, a sua assessoria de imprensa diz ao Expresso que o candidato vai avançar para isolamento profilático na sequência da infeção de Marcelo. “E assim ficará até fazer o teste e obter as indicações da DGS”, refere a assessoria do candidato do Chega. Recorde-se que também Ana Gomes teve no sábado um debate na RTP com o Presidente/candidato - e Ana Gomes diz agora não ter sido "oficialmente contactada" pela Presidência da República a propósito da infeção de Marcelo.
A avaliação das autoridades de Saúde aconselhou Marcelo a manter até dia 18 alguma cautela nos contactos. E o candidato apenas agendou deslocações ao terreno, em campanha eleitoral, para a próxima semana. Ações que agora ficam canceladas. Bem como as várias entrevistas que, como candidato, Marcelo tinha marcado para os próximos dias. Na quinta-feira à Antena 1, no sábado à Rádio Renascença, na próxima segunda-feira à CMTV e em dia a confirmar à rádio Observador.
Contactado pelo Expresso, a candidatura de João Ferreira, do PCP, diz que sabe apenas o que está na nota no site da presidência, em resposta à dúvida sobre se o candidato comunista corre algum tipo de perigo e se tem ou não de se isolar devido ao facto de ter debatido presencialmente com o Presidente. Posteriormente, à saída de uma ação com profissionais da cultura, João Ferreira disse que deseja a pronta recuperação do Presidente e afirmou-se absolutamente tranquilo, dizendo que fará o que indicarem as autoridades da saúde.
A candidata do Bloco, Marisa Matias, já falou com o Presidente.
Estava previsto Marcelo sair à rua a 19, 20, 21 e 22
Antes da notícia desta segunda-feira, estava previsto que Marcelo Rebelo de Sousa fizesse campanha de rua durante quatro dias - entre Lisboa, Porto e Celorico - embora ainda não tivesse programa definido. O que se sabe é que Marcelo prescindiu dos tempos de antena na televisão e na rádio. Disse-o no dia em que anunciou a recandidatura e por estes dias comunicou-o aos órgãos de comunicação social.
A notícia da infeção do Presidente surge também depois da realização dos debates presidenciais entre os diversos candidatos. Estava previsto apenas mais um, esta terça-feira na RTP e com todos em simultâneo.
Nota oficial do site da Presidência
"Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo.
O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico.
Cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos Partidos Políticos previstas para amanhã."
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AVSilva@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes