Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública revelou que há cada vez mais portugueses a considerar as medidas do Governo para combater a covid-19 pouco ou nada adequadas. Os dados do "Barómetro Covid-19 Opinião Social", citado pelo "Público", indicam ainda que 35% dos inquiridos não usaram sempre máscara quando estiveram num grupo de mais de dez pessoas.
Ao longo dos últimos meses, a percepção dos portugueses sobre a adequação das medidas tomadas tem vindo a piorar. O estudo que inquiriu quase 200 mil pessoas começou a ser feito em março e, nesse mês, 25% avaliavam as medidas do governo como pouco ou nada eficazes. Agora, metade dos inquiridos têm esta opinião.
O nível de confiança na capacidade de resposta dos serviços de saúde também diminuiu ao longo da pandemia e 40% dos inquiridos admitiram estar pouco ou nada confiantes no caso da resposta à covid-19. Relativamente à resposta a outras doenças, a percentagem ronda agora os 70%.
"O sentimento é que se não conseguem ir ao médico é porque o Governo não está a decidir bem. São coisas que estão muito relacionadas. O sentimento de que estão a tirar um bem essencial é algo muito forte", explicou Carla Nunes, diretora da Escola Nacional de Saúde Pública.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt