Coronavírus

SNS já está a enviar doentes com covid-19 para hospitais privados

SNS já está a enviar doentes com covid-19 para hospitais privados
Rafael Marchante

Informação é avançada pelo “Público” e “Jornal de Negócios”. Hospital Escola Fernando Pessoa, em Gondomar, recebeu e internou dez pessoas, depois de um contacto do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa. Tem ainda mais 20 vagas

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já começou a enviar doentes com covid-19 para o sector privado. No caso, trata-se do Hospital Escola Fernando Pessoa, em Gondomar, segundo escreve o “Público”. Esta terça-feira, o hospital tinha dez doentes internados e garantia ter condições para receber mais vinte.

Esta colaboração com o SNS resultou inicialmente de um contacto do hospital de Penafiel (Centro Hospitalar Tâmega e Sousa), que tem estado a transferir doentes para outras unidades públicas por não estar a conseguir dar resposta à elevada afluência registada nos últimos dias, segundo disse Salvato Trigo, o presidente da fundação a que pertence esta unidade, ao “Público”.

“Celebramos uma convenção com o Hospital Escola Fernando Pessoa para que recebam doentes com covid enviados por hospitais do distrito do Porto. O hospital tem agora dez doentes e deverá receber mais alguns ainda esta semana, de acordo com as necessidades”, adiantou a assessoria da ARS do Norte. Estão também contratadas dez camas ao Hospital Militar do Porto

O Expresso adiantou a existência de contactos por parte do SNS com outros hospitais privados – como o Luz Arrábida (Vila Nova de Gaia), CUF e Lusíadas (Porto) - para confirmar a sua capacidade para internar doentes. Além destes, o “Jornal de Negócios” diz que houve contactos informais entre a ARS de Lisboa e Vale do Tejo e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), mas ainda sem resultados concretos. A APHP terá mostrado abertura para receber doentes com várias patologias, mas não de covid-19.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate