Uma multidão de pessoas saiu à rua na madrugada desta quarta-feira em Liverpool, Inglaterra, um dia antes de entrarem em vigor novas restrições devido à pandemia de covid-19.
Segundo as novas regras sanitárias, todos os bares ou pubs têm de permanecer fechados, e o convívio entre pessoas que não vivem juntas está banido. Porém, imagens publicadas nas redes sociais mostram grupos predominantemente compostos por jovens a juntarem-se enquanto saíam de um dos estabelecimentos de entretenimento noturno da cidade, nas zonas de Concert Square e Fleet Street durante a última madrugada. Alguns aparentam estar com máscara, enquanto outros não usavam qualquer equipamento de proteção individual, nem praticavam o distanciamento social recomendado.
Liverpool tem o terceiro maior número de admissões hospitalares por covid-19 da Europa, segundo o “New York Times”.
Ao jornal local “Liverpool Echo”, uma testemunha que não quis ser identificada descreveu o aparato como “uma das coisas mais horríveis" que já presenciou. Esta quarta-feira, a secretária de Estado do Trabalho e das Pensões, Therese Coffey, disse estar “triste” com o comportamento destas pessoas. “Acho que é irresponsável. É desapontante, e é ajuntamentos como este que infelizmente não ajudam de nenhuma maneira a baixar o agravamento do vírus”, disse a governante à Sky News.
A polícia local confirmou em comunicado que foi chamada ao local, e que dispersaram o ajuntamento de forma “rápida e segura”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt