Plano de desconfinamento: Restaurantes e cafés vão reabrir a 18 de maio, com limitações
Restaurantes e cafés vão abrir portas na segunda quinzena de maio. Mas será obrigatório um limite de 50% na sua lotação e terão de encerrar às 23h
Restaurantes e cafés vão abrir portas na segunda quinzena de maio. Mas será obrigatório um limite de 50% na sua lotação e terão de encerrar às 23h
Jornalista
Jornalista de Internacional
Os restaurantes, cafés e pastelarias com acesso para a rua vão poder abrir as portas ao público a partir de 18 de maio. Este é um dos dados que se encontram inscritos no documento do Governo, 'Covid-19 - Plano de Desconfinamento', e desenvolvidos pelo primeiro-ministro António Costa em conferência de imprensa esta quinta-feira.
Estes estabelecimentos comerciais vão ter no entanto um limite de 50% na sua lotação e haverá cuidados especiais de higienização para a frequência em segurança dos clientes e trabalhadores, que está a ser agilizado com a associação do sector, a AHRESP e a Direção-Geral da Saúde.
O primeiro-ministro referiu que a 18 de maio, os restaurantes, cafés, casas de chá deixam de estar limitados à prestação de serviços para fora, ou take away, "podem receber clientes". Mas só poderão funcionar no máximo até às 23h.
O uso de máscaras de proteção comunitárias será obrigatório nos estabelecimentos comerciais, mesmo impondo-se as regras de distanciamento social.
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já tinha anunciado na noite desta quarta-feira na SIC Notícias que a retoma da atividade económica terá de ser feita de forma gradual, sempre tendo em conta a evolução da pandemia. "Não vamos levantar todas as restrições no mês de maio", afirmou, garantindo que "vão continuar encerrados equipamentos como bares, discotecas, ginásios, assim como um conjunto de equipamentos e eventos onde o convívio e a intensidade de contactos seja maior", acrescentou no programa de José Gomes Ferreira.
Os restaurantes em Espanha vão abrir na fase dois do desconfinamento, que começa no final de maio, mas as esplanadas devem abrem já a meio do mês maio ainda que com lotação limitada e as regras impõem lotação reduzida para o serviço à mesa. As discotecas e bares só abrirão na terceira fase do desconfinamento, em junho, e com apenas 1/3 da lotação original.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt