Exclusivo

Coronavírus

Covid-19. Plano de Recuperação de Bruxelas pode gerar 2 biliões de euros

Covid-19. Plano de Recuperação de Bruxelas pode gerar 2 biliões de euros
KENZO TRIBOUILLARD/Getty Images

Comissão Europeia poderia emitir dívida e ir buscar 320 mil milhões de euros aos mercados para apoiar a retoma. Reforço do orçamento da Zona Euro também é uma possibilidade. Mas números estão longe de estar fechados e falta perceber a componente a fundo perdido. Líderes deverão dar orientações à Comissão na videoconferência desta quinta-feira

Covid-19. Plano de Recuperação de Bruxelas pode gerar 2 biliões de euros

Susana Frexes

Correspondente em Bruxelas

Os montantes e a fórmula de funcionamento do futuro fundo de recuperação económica estão ainda muito longe de estar fechados, mas os primeiros números começaram já a circular em Bruxelas. De acordo com um documento de trabalho a que os Expresso teve acesso e confirmado por mais do que uma fonte, as "novas propostas" da Comissão Europeia para o novo Fundo de Recuperação e para o próximo Orçamento Comunitário "poderiam gerar pelo menos (2) biliões de euros de investimento e despesa".

Sem explicar todo os sistema de alavancagem, o mesmo documento dá conta que "este plano seria financiado através de um Instrumento de Recuperação temporário e do sistema de recursos próprios do Quadro Financeiro Plurianual (QFP)". Parte passaria pela emissão de dívida, que permitiria à "União Europeia ir buscar até 320 mil milhões de euros aos mercados para financiar políticas-chave e instrumentos de apoio à retoma através dos programas da UE". O fundo de recuperação ficaria com 300 mil milhões e seria integrado no Orçamento Comunitário.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate