Exclusivo

Coronavírus

Covid-19. Centeno perto do consenso no Eurogrupo para usar fundo de resgate

A Europa está em suspense, à espera do plano coordenado por Mário Centeno no Eurogrupo para atacar a crise
A Europa está em suspense, à espera do plano coordenado por Mário Centeno no Eurogrupo para atacar a crise
Dominika Zarzycka/NurPhoto

O ministro das Finanças português está à beira de fechar um acordo no Eurogrupo para avançar com a flexibilização do fundo de resgate. Mas Holanda ainda poderá opor-se

Mário Centeno irá de novo juntar os ministros das Finanças da zona euro, na próxima terça-feira, para apresentar o desenho das medidas europeias de resposta à emergência. Ao que o Expresso apurou, o consenso entre os países passará por uma flexibilização do acesso a linhas de crédito do fundo de resgate da zona euro, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), retirando-lhe quase por completo as condições de acesso (as políticas de austeridade). Mas esta solução ainda pode embater na oposição dos holandeses.

Ao MEE deverão juntar-se duas vias de apoios às empresas e ao emprego: uma através do Banco Europeu de Investimento (BEI), e outra através do novo instrumento de empréstimos aos Estados criado pela Comissão Europeia. Tudo somado, os três mecanismos rondam os €540 mil milhões.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate