Numa altura em que a força das circunstâncias nos obriga a ficar entre quatro paredes, surgem novas formas de interação com o mundo e com os outros. A internet torna-se cada vez mais central neste novo universo marcado pelo coronavírus.
Aplicações de mensagens, videoconferências, jogos, de encontros ou até para organizar noites de cinema aparecem ou ganham maior expressão. Isto porque nos permitem socializar num mundo em que nos é pedido para nos isolarmos.
Para lhe facilitar a vida, agrupámos essas plataformas em função das suas necessidades:
Encontros com familiares ou amigos
Aqui as possibilidades abundam. Não faltam redes sociais ou aplicações, algumas inicialmente usadas mais em contexto profissional, para se encontrar (virtualmente) com familiares ou amigos. É o caso da aplicação de videoconferências Zoom, que se expandiu do seu propósito inicial associado ao mundo do trabalho (com reuniões, happy hours e cocktails incluídos) para juntar famílias, escolas e grupos de amigos. Nela podem reunir-se até 100 pessoas durante 40 minutos, na versão gratuita.
Mas não é a única que lhe permite ‘estar’ e conversar com amigos. Há também o Skype, a Discord, o Google Hangouts (do Gmail), com um máximo de 25 pessoas por conversa, ou até o chat do Google Docs, que lhe permite falar com amigos enquanto partilha documentos com eles.
Para encontros com menos pessoas, não se esqueça do Facebook Messenger, do WhatsApp, do FaceTime da Apple, da Houseparty e do Google Duo.
Jogos de tabuleiro e não só
Se és amante de jogos de tabuleiro (e não só), a Houseparty tem a solução para esta fase de isolamento social. A aplicação de vídeo lançada em 2016 está a tornar-se cada vez mais popular entre amigos, uma vez que permite conversas em vídeo básicas (também para grupos) de forma simples. Sincronizada com os seus contactos, permite-lhe ver rapidamente e de forma simples quais os seus amigos que estão online, enviar mensagens de vídeo e voz e – ao mesmo tempo – jogar jogos de cartas ou outros ao estilo do Trivial ou o Pictionary.
Do mesmo estilo é a Jackbox Games, que disponibiliza packs de jogos que envolvem perguntas ao estilo do Trivial, e adivinhas para completar espaços em branco ou concursos de desenho. Estes podem ser jogados no smartphone, televisões, computadores ou consolas – e as pessoas encontram-se para o fazer através de uma plataforma para encontros em vídeo como a Zoom ou o Google Hangouts.
O universo do gaming também tem beneficiado muito com a crise de coronavírus, vendo as suas utilizações a aumentar – é o caso de jogos como o Fortnite, detido pela mesma empresa da Houseparty.
Noites de cinema
Longe vão os tempos em que era possível juntar os amigos em casa à sexta-feira à noite. Mas em tempos de isolamento social surgem novas formas criativas de o fazer. Entre as aplicações que estão a ser usadas para organizar noites de cinema virtuais estão a Discord e a Netflix Party.
A Discord é uma plataforma que lhe permite criar o seu próprio chat (em vídeo, voz ou texto) ou juntar-se a outros grupos privados, como tem funcionalidades úteis para as sessões de cinema com amigos: uma que lhe permite ter esse chat ativo durante todo o tempo e outra que possibilita a partilha de ecrã com outras pessoas.
O mesmo acontece com a Netflix Party, uma extensão do Google Chrome que permite enviar um link a vários utilizadores da plataforma de streaming Netflix, para sincronizarem e verem um filme juntos, tal como se estivessem na mesma sala.
Há ainda a twoseven, que permite criar uma sessão de visualização conjunta de vídeos na Hulu, Amazon Prime, HBO YouTube, Vimeo, Netflix, entre outros – além de permitir partilhar vídeos privados que tem no computador ou usar as webcams para ver todos os seus amigos, como se estivessem juntos.
Encontros amorosos
Também as aplicações de encontro se adaptaram aos novos tempos de isolamento social, ditados pela pandemia de coronavírus que assola o mundo. O Tinder, uma das mais utilizadas em Portugal, alargou a possibilidade das pessoas se relacionarem virtualmente com outras em qualquer parte do mundo: até 30 de abril, disponibilizou gratuitamente a todos os utilizadores o Tinder Passaporte (até agora limitado a subscritores Plus e Gold). Isto permite-lhe pesquisar pessoas em qualquer parte do mundo, dando “negas” até que exista algum interesse mútuo que lhe permita iniciar uma conversa no mundo virtual.
Se preferir que alguém faça o trabalho por si e lhe encontre o parceiro ideal, existe também a OkCupid, do mesmo grupo de empresas que o Tinder. Aqui os utilizadores respondem a questionários, deixando que a aplicação lhe encontre um parceiro em função das respostas.
Opções não faltam, para todos os gostos e interesses: pode ainda optar pela Grindr, Bumble, Match ou Plenty of Fish, que lançou recentemente uma funcionalidade para os utilizadores se apresentarem rapidamente (pitch) através de transmissão em direto.
Concertos ou festas de dança
Com os grandes eventos a serem cancelados, muitos artistas viraram-se para a internet. Um dos primeiros a fazê-lo em Portugal foi o músico Salvador Sobral, que decidiu dar um concerto transmitido em direto, usando o Facebook Live.
Muitos outros lhe seguiram as pisadas. Recentemente, 77 artistas – entre eles Samuel Úria, Márcia, António Zambujo, Capicua, The Legendary Tigerman e Carolina Deslandes – ofereceram durante seis dias 40 horas de música, através do Instagram. A receita é semelhante: os artistas aproveitam plataformas como o Facebook, o Instagram, o YouTube e o Twitch para levar as atuações a casa dos portugueses.
Mas se o que gosta é mesmo de ir a uma festa cheia de pessoas e dançar, também já há quem ofereça música como se estivesse num bar ou numa discoteca. É o caso da app Plug.DJ, que permite a todos aqueles que estiverem na mesma festa escolherem os seus vídeos de música (por ordem de chegada) – embora não permita falar com as outras pessoas nessa festa.
Para não se perder neste universo de possibilidades, há uma plataforma portuguesa que pode ajudar. Foi lançada esta sexta-feira e chama-se Calendall, que reúne todos os eventos sociais – de comediantes, músicos, atores, personal trainers e influencers digitais – num único lugar.